segunda-feira, 10 de maio de 2010

TREINO É TREINO...


Leio diversos blogs relacionados ao Ironman e sempre fico feliz com a dedicação e superação das dificuldades com que os atletas amadores demonstram com relação aos treinos. Por cinco anos consecutivos tive experiências semelhantes e mesmo que alguns atletas de primeira prova não acreditem, o período de treino é muito pior que o dia da prova. Além dos treinos, temos vida pessoal, família, amigos, lazer...e somos responsáveis por conseguir nos organizar e atender a todos da melhor maneira possivel.

Eu já vivenciei a situação que citarei aqui e em todas as edições que participei tiveram diversos atletas que fizeram o mesmo.

Assim como vários atletas eu sempre fico muito feliz com os resultados obtidos nos treinos, se a média foi boa com relação a distância, e se a minha performance foi de acordo com o esforço. Até aí, tudo normal. Quando chega o dia da prova e apesar de diversas ótimas performances nos treinos, não conseguimos reproduzir o mesmo. O que acontece? Qual a nossa primeira atitude?

No meu caso, na primeira vez, foi um desespero! Comecei a fazer as contas e tentei aumentar o ritmo enlouquecidamente! Eu pensava: "Mas como eu não consigo manter nem 32km/h, se nos treinos as minhas médias não baixaram de 35km/h"!!!

Como citei no post do Ironman 2005, no dia da prova existem fatores que não dependem de nós, e o que vai nos diferenciar dos atletas que se desesperam, excedem os limites e quebram, só porque não conseguem reproduzir os treinos no dia da prova, é a nossa capacidade de gerenciar o caos. É isso mesmo! Gerenciar o caos é enfrentar uma situação desfavorável com a melhor atitude mental possível, e que neste caso seria aceitar que a média será mais baixa do que nos treinos. Parece fácil, mas não é! Imagine os ótimos treinos realizados, as noites mal dormidas, o tempo em que não estivemos com a família e por aí vai...Não é nada fácil aceitar uma situação destas, mas o objetivo de finalizar um Ironman é muito maior do que qualquer performance estimada, é claro, na minha opinião.

A minha dica é a seguinte: se é o primeiro Ironman tenha um comportamento e uma atitude conservadora. A primeira sensação que você vai sentir na prova é a euforia causada pela liberação da nora-adrenalina, mas a chave de tudo e ter o controle das ações. Inicialmente, você pode até pensar que está fácil e confortável, mas isto com certeza passa, acreditem em mim!

Siga o seu plano e mantenha o controle emocional! Mas se for necessário fazer alguma alteração durante a prova para garantir que você vai chegar, FAÇA!!!

Não esqueçam: Treino é treino, e jogo é jogo!

Nenhum comentário: