segunda-feira, 10 de maio de 2010

Suplementos nutricionais


Hoje em dia temos a disposição uma quantidade gigantesca de suplementos nutricionais que prometem melhor recuperação, mais energia, melhor desempenho e por aí vai.

Bom, como acredito que cada um tem a liberdade de fazer o que entende ser melhor para si e tomar o que quiser, e ainda que cada pessoa é diferente da outra, vou apenas citar a minha experiência, ou melhor a minha falta de experiência.

Em primeiro lugar, independente de resultados científicos relacionados aos suplementos nutricionais, eu sempre vou acreditar em um dos princípios mais importantes do treinamento físico: Individualidade Biológica. Todos nós somos diferentes por natureza.

Em segundo lugar, a minha falta de experiência esta relacionada à não utilização de suplementos nutricionais, mas isto não significa falta de conhecimento técnico a respeito.

Quando eu estava me preparando para o Ironman pela primeira vez, em 2004, eu participei de um estudo com a Dra. Nutricionista Cláudia Dornelles. Era um estudo a respeito da relação dos radicais livres liberados com a execução de treinos de ultra endurance e as diferentes formas de nutrição (rica em antioxidantes, suplementação com antioxidantes e dieta normal). Acho que era mais ou menos isto. Para tanto fui submetido a diversos testes: testes máximos de esteira e bike, ecocardio, eletrocardiograma, exames de sangue. Tive a minha nutrição avaliada e recebi uma prescrição de dieta. Para que a informação fique clara vou frisar os seguintes fatos:

-Eu tinha um emprego de oito horas por dia;

-No meu trabalho eu tinha envolvimento físico, isto é, gastava muita energia;

-A Dra. Cláudia tinha mestrado e estava fazendo o doutorado na escola de educação física da universidade federal;

-A minha dieta foi monitorada por todo o período de treinamento para o Ironman 2004;

-Tive testes no final do período de treinamento;

-Eu não fazia uso de NENHUM TIPO DE SUPLEMENTAÇÃO REGULARMENTE;

-A minha dieta era composta somente de alimentos regulares e a quantidade calórica era de aproximadamente 3.800kcal;

-Eu somente utilizava suplementação nos treinos longos e era composta por: barras de carboidratos, barras de proteína e sachês de carboidratos em gel;

-Eu não tinha uma alimentação considerada "equilibrada" inicialmente.

Bom, esta é a minha experiência com a não utilização de suplementos nutricionais, e lembro que a Cláudia me disse na época, que se um atleta não profissional e consegue ter uma alimentação razoável, não a necessidade de utilizar suplementação.

Concordo com ela e apesar de respeitar o princícpio da individualidade biológica, acho que o fator PLACEBO, é o que realmente funciona com atletas amadores, assim li em uma revista de triathlon da Inglaterra que um fator motivacional para os triathletas de longa distância seria usar um capacete aero!!! (até onde se sabe, o capacete funciona em velocidades médias de 40km/h ou mais...)


Até mais!

Nenhum comentário: