sexta-feira, 28 de maio de 2010

Histórias do IRONMAN parte 4 - 2007
















Bom galera, o ano de 2007 como mencionei anteriormente foi marcado por muitas mudanças.A primeira foi a troca de técnico. Acho que a relação com meu antigo técnico estava desgastada, e talvez estivesse influenciando negativamente o nosso trabalho. Achei melhor continuar tendo uma boa amizade do que um técnico. A minha orientação foi para as mãos do técnico Marcelo Diniz. Com uma abordagem diferente e renovada, consegui manter um bom padrão durante os treinos.
Eu mudei a minha postura perante a prova buscando entender melhor como eu funcionava. A partir daí, o meu foco não foi geral ou superficial com relação a prova, pois eu trabalhei especificamente as minhas necessidades. Como se faz isso? Analisando cada resultado obtido, reafirmando os pontos positivos e buscando as causas dos pontos negativos para corrigí-los.
Um bom exemplo foram os treinos de ciclismo. Muitas vezes eu me saia para pedalar com um grupo nos domingos pela BR e em algumas oporturnidades algum débil mental resolvia que deveria aumentar o ritmo enlouquecidamente sem mesmo dar tempo de aquecermos. Então o que acontecia? Todos tinham que quebrar o ritmo para tentar anular a fuga. Para quê??? No passado eu tentaria aumentar o ritmo e ficar no pelotão, mas neste ano, eu simplesmente mantia o meu ritmo, e se ficasse alguém comigo, ótimo, e se não paciência. Fiz vários treinos com o Anir, com o Lula e com o Xandão. Lembro que os meus treinos longos foram um ou dois de 150km com um ritmo médio de 30km/h. Comecei a colocar em prática o que era melhor para mim, e complementei os longões com vários treinos de 120-130km com um ritmo um pouco mais forte. Outro fato com relação ao ciclismo foi que eu treinei a maioria do tempo três vezes por semana, o que me deixava mais descansado para os outros treinos. Mais um ponto importante foi o fato de que eu tentei reproduzir a prova em todos os treinos possíveis. Por exemplo: parei de usar meias nos treinos de ciclismo.
Meu treino mais longo de corrida foi de 28km. Eu pensei que não era necessário fazer 30-32km porque eu tenho uma boa base de corrida.
Se eu fizer uma análise geral do que foram meus treinos eu posso dizer que eu treinei consideravelmente menos e com menos estresse associado. Sabia o tinha que fazer.

A prova-
Pela primeira vez fomos com o nosso carro, eu, a Niara e a bike. Nos hospedamos juntamente com o Xandão e com o Zé. O lugar era um pouco afastado em Jurerê Tradicional, mas muito bom bom. Fizemos como se fosse uma concentração pois fizemos praticamente todas as refeições em casa. O Xandão cozinhou muitas massas para nós, o que foi ótimo.
No dia da prova eu estava mais relaxado do que nos outros anos e consciente que seria uma ótima prova. Acordamos muito cedo e usei como motivador o meu mp3 com algumas musícas de reggae de um cantor israelense. Fiquei muito ligado e a fim de competir.
Equipamentos-
Natação - óculos Nike para águas abertas, maior e mais visibilidade (me apertou, me machucou o rosto, entrou água, uma legítima merda!!!), roupa de borracha foi a mesma (única coisa que mudou foi o tamanho do furo na axila direita que aumentou!), macaquinho Orca (comprei na feira do Ironman um dia antes da prova...não façam isto!), sunga (não sei porque eu usava por baixo...).
Ciclismo - Bike nova (pelo menos para mim!) Specilaized Allez Elite vermelha, grupo Shimano 105 de 9 velocidades, pedal Look, clip Profile ( o mesmo de antes), capacete Rudy Project (comprado do Cristiano por 50 reais), sapatilha Sidi T1 (me dei de natal), rodas Bontrager Race Lite (não lembro se eu tinha comprado do Lula ou se ele me emprestou, pneus Michelin Pro-Race (emprestados pelo Anir).

Corrida - mesmo macaquinho da Orca, óculos Kuota, meias, viseira Reebok preta, e minha melhor mudança: tênis Saucony Trigon Guide 3, relógio Timex.
A prova foi desenvolvida de uma forma progressiva, natural e consciente. Primeira volta da natação tranquila, e a segunda mais forte. Saí bem no meio do bolo com um bom tempo.
A transição foi muito rápida e tranquila como sempre.
O ciclismo foi ótimo. Mantive o controle todo o tempo, e fiz a segunda volta mais forte do que a primeira. Vamos dizer que o clima ajudou, pois os ventos estavam fracos naquele dia. Lembro de ter visto o Betão, aquele da loja de Bikes de Novo Hamburgo, próximo do último retorno e eu estava em extâse, pois não acreditava o que estava fazendo. Eu não estava acreditando naquele ritmo que eu fiz. Entrei na T2 muito bem, apesar da dor nas costas, pois fiquei uns 90% na posição aero naquele dia.
A corrida foi sofrida e a partir do km 32 comecei a caminhar, mas foi tudo certo.
Cheguei muito bem, conquistando o meu melhor resultado em quatro tentativas. A Niara bateu uma fotos tremidas porque estava muito emocionada.
Fui muito bem e sei que ainda existem alguns pontos para serem melhorados, mas nada melhor que após tomar as ações necessárias, obter um resultado extramamente positivo.
Revisando as principais mudanças:
-Treinar em grupo se atender a sua necessidade, se não, treine sozinho ou com alguém com a performance muito parecida.
-Treinar com o equipamento como se fosse competir. Se eu treino ciclismo sem meias, eu vou competir sem meias (nunca vi nenhum pró usando meias).
-Faça o que for necessário de acordo com uma análise detalhada de desempenho. (Ex.: pontos positivos e negativos).
-Treine com um técnico que seja experiente (os meus dois únicos são muito!).
-Faça as mudanças que sejam necessárias sem medo de errar. (se não mudar vai ficar na mesma e você não saberá se seria melhor ou não, entende?).
- Por fim, o que eu reafirmei dentro da minha perspecitva a respeito do treino para uma prova de distância longa foi o seguinte: "MENOS É MAIS, MENOS DISTÂNCIA E MAIS QUALIDADE!"
Abraços!





Nenhum comentário: