sábado, 27 de março de 2010

Re-adaptando...


Para aqueles que já viveram ou simplesmente passaram algum tempo fora do Brasil, ou até do estado sabem que as coisas ao redor sempre mudam, ou pelo menos a nossa percepção se torna diferente. Estou a duas semanas em POA e estou passando por este processo de re-adaptação "ao meio". Não sou o tipo de pessoa que acha que tudo fora do Brasil é melhor e por aqui é nada funciona, principalmente pelo fato de ter vivenciado situações em que se fosse no Brasil, digo em POA, funcionaria diferente, melhor. Contudo, existiram diversas situações que o processo e o desfecho foram positivos no exterior, em alguns casos melhores, em outros apenas diferentes.
Falando do nosso esporte o triathlon, fiquei bem chateado pela não evolução do esporte aqui no estado. Como assim??? Bem, vamos por partes:
-Vejo apenas como ponto positivo as novas faces no esporte gaúcho com atletas desbravando as distâncias e os horizontes.
-Vi que as competições longas (meio ironman), estão em plena evolução, e seguem a tendência mundial no aumento de participações. A propósito, estou escrevendo isto me baseando no número de provas e atletas inscritos nas competições do Uruguay e Argentina, pois se eu fosse falar da nossa prova de longa distância eu provavelmente teria poucas coisas para falar e a maiorias delas seriam negativas. O que percebi de positiva foi a disposição de participar de uma prova que, na minha humilde opinião, está falida! Não existe um mínimo de profissionalismo da organização que além de insistir em um horário de largada péssimo para os atletas, demora uma semana para publicar os resultados oficiais. Além disso, a falta de comprometimento e de profissionalismo para com os atletas está tornando esta prova cada vez menos atrativa. Para que não entende nada de gerenciamento de eventos e desenvolvimento de esportes observar que em cada ano existem menos atletas interessados na prova deveria ter levado alguém a ter alguma reflexão, ou pelo menos perguntar o seguinte: "Porque os atletas estão priorizando competições em que o custo será maior ao invés de competir no estado?".
Não sou político, não tenho influência alguma em nenhum órgão esportivo, mas fico muito chateado com tudo que está aocntecendo, e ainda querem falar de "Projeto 2016"!!! Nunca fizeram nada para renovar, e na prova de Pinhal quando a elite feminina que tinha somente uma atleta...Alguém sabe porque? Quando ficam insistindo em Juraci e cia, e nem tem um plano buscando uma real renovação de gestão esportiva... Nunca vi uma competição ser tão ridícula quanto aquele tal de "Fast Triatlo", que mostra os "melhores" atletas do Brasil competindo contra quase aposentados ou juniores de países sem nenhuma expressão, e ainda são exaltados...fala sério...se alguém acha ou acredita que uma vitória nesta prova significa algo além de mostrar o triathlon em quantidades homeopáticas, por favor se manifeste! Isso é o que temos e ponto! Não tem essa de locutor da tv ficar valorizando o resultado...ele deveria valorizar o esforço dos atletas que estão lá lutando por um espaço no país do futebol!!! Depois, quando não tivermos nenhum atleta classificado para os jogos olímpicos, todos vão jogar lixo em cima, não é?
Fala sério! Eu sempre vou valorizar os resultados do Brasil na competições pois sou brasileiro, e não iria torcer para outro país, contudo já se foi o tempo de ficar feliz com a participação em Olimpíada, eu realmente quero ver o Brasil melhor, disputando pódio. Há quanto tempo o triathlon virou esporte olímpico? O que foi feito desde Sydney, 2000? No que o Brasil evoluiu? Quais foram as estruturas que foram criadas para tornar o Brasil melhor? Existe algum projeto de base que tenha como objetivo a renovação? Porque não existe nenhum convênio com empresas de equipamentos esportivos?
Bom, apesar disso tudo vi que os meus parceiros de treinos continuam firmes e treinando constantemente, apesar das péssimas condições de trânsito, i.e. falta de respeito dos motoristas. Todos bem, todos com objetivos, todos evoluindo.
Para finalizar, eu gostaria de sugerir para todos que leem este blog, e são triatletas: Tenham objetivos, façam provas fora, não levem tão a sério, se divirtam mais nos treinos e nas provas, e se tiver que ficar sem treinar por algum motivo (lesão ou preguiça) não se estressem pois tudo é passageiro e no outro dia tudo será diferente, e melhor!!!

Abraços!

Nenhum comentário: