quarta-feira, 10 de março de 2010

Porque o triathlon dá resultado na Austrália?


Estou morando a mais ou menos 10 meses aqui na Austrália, mais precisamente na capital do estado de Queensland, Brisbane.
Pratico triathlon desde 1999, e agora estou tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito do triathlon por aqui.
Fui filiado à FGTri e CBTri por pelo menos 5 anos, e desisti pois eu tinha alguns conceitos de como as coisas deveriam funcionar. Eu diria opiniões diferentes, e acredito que quando isto acontece, na minha opinião, ou insisto para ver no que vai dar defendendo a minha opinião me baseando em fatos, ou me retiro. Foi o que fiz, me retirei.
Não tenho como objetivo mostrar: "Ó como tudo funciona bem na Australia e no Brasil é uma merda"- pois o meu principal foco é tentar levar as pessoas a uma reflexão, e não depreciar o nosso país, por acreditar que muitas coisas funcionam melhor por aí!
Vamos aos fatos:
-A Austrália tem como população aproximadamente 20 milhões de pessoas.
-O triathlon não é o esporte preferido pelos australianos, pois vem depois de: Cricket, Rugby, AFL (um tipo de futebol), Netball (basquete sem tabela jogado por mulheres), Surfe, Natação.
-Os atletas de triathlon, amadores e profissionais pagam quantias maiores para competir internamente.
-Roupas de triathlon são caras por aqui. Por exemplo: um short de triathlon da 2XU (marca favorita por aqui) custa AU$ 100.00, o que dá uns R$ 165,00.
-Para treinar em alguma equipe o custo é de pelo menos AU$ 200.00 (sem a taxa de piscina que é uns AU$ 5.00 por treino).
-Existem projetos estaduais e federais muito fortes para o desenvolvimento de atletas, contudo, não são custeadas todas as despesas. Destes projetos saíram: Emma Moffat (atual campeão mundial na elite da ITU), Courtney Atkinson (ITU), Brad Kahlefeld (ITU) e por aí vai...
-Qualque serviço na bike custa pelo menos AU$ 30-50.00
-O valor de filiação é uma facada: AU$ 120.00! Mas, para treinar e competir e eu ainda recebo um seguro contra acidentes e morte! Bom né?
-As provas locais são um pouco pobres...a água é da torneira (temperatura ambiente), após a prova as frutas são normalmente melancia e laranja e a mesma água! Nenhum brinde é dado, e nem mesmo medalhas de "finisher". Se quiser algum souvenir da prova, tem que comprar!

Existe muitos outros fatores sócio-econômicos envolvidos, mas eu vou citar alguns motivos de porque eu acredito que as coisas funcionam por aqui:
-Cultura do exercício físico. O lugar onde eu nado é uma escola de ensino médio e fundamental, e por diversas vezes pude presenciar a Educação Física das crianças. Elas fizeram transição, circuito, e até mini triathlons! Eu não estou falando de adolescentes, estou falando de crianças de 8 anos!
-Fiz um curso sobre o envolvimento das crianças nos esportes e o foco deles é diversão! O mais importante para as crianças é tornar o ambiente seguro e divertido!
-A especialização no esporte ou na modalidade vem perto dos 18 anos!
-Como trabalho como árbitro de triathlon para o Triathlon Australia, tive a oportunidade de arbitrar por duas vezes em competições do circuito da Gatorade que tem categorias a partir dos 7 anos! Na última prova em Raby Bay, tinham mais de 50 crianças, que eles denominam a categoria como "Kool Kids"! Para os que acham que aquelas as crianças tinham equipamentos de primeira linha, estão equivocados! Tinham bicicletas normais de crianças,aquelas bem pequenas coloridas!
-Em cada prova que eu trabalhei ou que eu competi pelo menos tinham 300 inscritos. E a que tinha mais foi a tradicional prova de Noosa (tem até um tênis da Asics feito especialmente para homenagear o evento), com aproximadamente 4 mil atletas!
-Existem circuitos independentes (Gatorade, Bribie Island) e eventos com distâncias mais curtas que o sprint triathlon.

Estou longe de chegar à alguma conclusão de porque o triathlon funciona por aqui, mas tenho algumas suspeitas:
-Todos adoram atividades ao ar livre.
-Saber nadar por aqui é regra básica para todos.
-O ciclismo é amplamente utilizado como meio de transporte, o que leva a população respeitar um pouco mais os ciclistas (mais que no Brasil e menos do que na Europa).
-As aulas de Educação Física focam no conhecimento técnico a repeito do desporto, não só na prática (vi umas meninas montando as bikes no rolo para aula, e a professora ensinando como fazer).
-É um meio das pessoas fazerem exercício com algum foco (prova) e se manteram saudáveis.
-As instituições como o Triathlon Australia e Triathlon Queensland tem uma séria atitude no que diz respeito à segurança dos atletas. A comunicação com estas instituições é aberta e a gerente responsável oferece o email e o número do telefone celular para que possamos sugerir, reclamar ou agradecer. O foco deles é no desenvolvimento do esporte, respeitar as necessidades dos atletas e proporcionar o melhor para todos, independente se são de elite ou iniciantes.

Ah, eu tinha me esquecido de um detalhe importantíssimo: os projetos de desenvolvimento do triathlon são consistentes e contínuos, e mudam de acordo com os objetivos. Os projetos existem para atender uma demanda da sociedade e tornar as pessoas envolvidas com o esporte, e não restrita ao esporte, sendo o esporte um meio de estabelecer os indivíduos como cidadãos. Não funciona somente para existir de acordo com uma necessidade emergencial. Por exemplo, preparar os atletas para uma olimpíada em 6 anos. Às vezes as boas intenções não remediam uma situação de cunho muito mais profundo dentro de uma sociedade...

Gostaria muito de receber a opinião de todos a respeito destes assuntos abordados.

Grande abraço!

2 comentários:

FREE ATLETA disse...

Bons treinos, guerreiro !!!!

Marlos Rodrigues Domingues disse...

Emerson, acho que a resposta pra explicar porque o triathlon "dá certo" na Australia é pela grande quantidade de pessoas que pratica. Sou professor universitário de treinamento desportivo e tenho alunos que chegam ao final do curso de EF sem saber exatamente o que é triathlon. Quando se tem uma base larga, com muitas crianças envolvidas no esporte, a chance de acharmos talentos aumenta exponencialmente. E isso pra nem entrar no aspecto que no Brasil o triathlon parece ser uma atividade masculina. Achar uma mulher ciclista ou triatleta no Brasil é quase impossível. Algumas nadam, poucas correm e quase nenhuma pedala. Mas, é culpa delas ou do trânsito? Outro fator, infelizmente no Brasil, falar em competição e "treinamento" com crianças é pecado entre professores porque segundo eles treinar acaba com ao infância...longa discussão. Abraço e parabéns pelo blog.