terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fazendo treinos diferentes e interessantes

Nas próximas 6 semanas eu estarei competindo em três provas de triatlo: Olímpico, Meio Ironman e Ironman. Pela primeira vez eu estou mantendo o meu peso corporal depois de treinar e fazer uma prova de longa duração, o Challenge Cairns. Normalmente, o que acontecia, era muito foco (ou estresse) no treinamento e na prova, e depois de terminar a prova, não tinha motivação para treinar. Desta vez eu e a minha técnica, abordamos de forma diferente, e mesmo não tendo completado o Challenge Cairns (fiz a natação e o ciclismo) e sofrido todo o estresse dos treinos e da prova, eu não parei de treinar. Eu tive uma semana muito leve depois da prova no início de Junho, e de lá para cá foram em média 15 horas de treino muito bem balanceados por semana. Não consegui chegar ao meu objetivo de peso corporal, 76 kilos, mas eu compensação eu mantive o mesmo peso.
Treinando por muito tempo sem folgar mais do que um dia ( eu tenho um dia sem treinos, que é no domingo), o estresse físico começa a acumular e como eu sou suscetível a ter lesões relacionadas a minha pelve e quadril, mesmo tendo cuidado as lesões acabam aparecendo. Depois de tratar com fisioterapeuta e fazer massagem uma vez a cada 15 dias (gostaria de fazer toda semana mas é muito caro aqui), eu conversei com a minha técnica e nós conseguimos encontrar uma forma de treinar sem me expor as lesões. Para mim o que me causa mais problemas é a corrida, principalmente, o longão. A solução encontrada foi fazer os treinos mais longos dividindo em dois ou três treinos mais curtos por dia. Por exemplo: ela queria que eu corresse três horas e me deu como opção: 2 horas fácil pela manhã e 1 hora de fartlek a tarde ou três corridas de 1 hora. Eu escolhi fazer três treinos de 1 hora, sendo: 1º Percurso com lombas (muitas), 2º Intervalado (fartlek) e 3º Fácil (esse eu fiz com a minha esposa). Ótimo treino e com uma qualidade acima da média. Eu já tinha feito um treino de 5 horas na bike semelhante: 2 horas fácil, 2 horas c/ série de força (baixa cadência e bem pesado) e 1 hora intervalado bem intenso.
A utilização desta forma de treino foi excelente pois atende as minhas necessidades e traz muito mais qualidade na execução.
Em breve trarei notícias das provas que vou participar nas próximas seis semanas.
Abraço!

3 comentários:

simplifique disse...

Emil,
essa proposta é muito interessante.
O Ciro é um que usa isso muito. Já chegou a fazer 3 treinos de 15 kms.
Boa sorte nas provas !!!!

Emerson disse...

É bem interessante mesmo e prioriza a qualidade nos treinos.

Cristian Moraes Duarte disse...

Noto que tenho o mesmo problema, lesões relacionadas a corridas longas, essa teu tipo de treino me agrada bastante e a qualidade do treino não é perdida.
Abraço e bons treinos Emerson.