terça-feira, 20 de outubro de 2009

Diferenças


Desde que eu cheguei aqui eu me pergunto porque as coisas são tão diferentes com relação aos custumes e hábitos e sempre vem na minha cabeça: "Colonização Inglesa". Mas será que somente isto explica o fato de 99% das pessoas tentam preservar as reservas, tentam manter a cidade limpa, respeitam as diferenças, respeitam as leis, e por aí vai...
Vivendo por aqui percebi que eles tem muitas regras e que a maioria delas funcionam. Vou citar um exemplo: um indivíduo roubou a mão armada três estabelecimentos comerciais não tocou em ninguém e foi condenado a 4 anos e meio de reclusão. Já imaginaram como seria no Brasil...bem diferente!
Pelo tempo que estou aqui percebi que não existem tantas diferenças entre nós (australianos e brasileiros), mas existe uma diferença primordial: tu até pode cometer alguma infração perante a lei e não acontecer nada (e isso eu vejo todos os dias no trânsito) mas se um dia te pegarem a coisa ficará muito séria! A conclusão que cheguei é que eles tem medo de tomar multa e ser preso, por isso se comportam!
Mas como o assunto a ser tratado neste blog é triathlon vou citar mais uma diferença entre os dois países. Neste final de semana tiveram duas provas aqui no estado de Queensland, uma em Bribie Island e outra em Gold Coast, que juntas tinham aproximadamente 3 mil atletas inscritos!!! Agora pensem junto comigo: o triathlon é bem difundido aqui mas não é o esporte nacional (tem o rugby union, rugby league, football, cricket, netball, natação), e como que eles conseguem ter em duas provas de distância sprint toda esta quantidade de inscritos??? Eu não sei no resto do país se tiveram outras provas, mas com certeza estas provas são regionais e os inscritos são do estado. Os meus questionamentos são: E as provas no Brasil, quantos atletas tiveram no último mês? O que os administradores do esporte e das federações estão fazendo para mudar este quadro? E a renovação dos atletas? E a iniciação esportiva?
Sem uma base o esporte ao passar dos anos enfraquece, e nós ficamos torcendo em uma olímpiada como Pequin para que os nossos atletas não sejam os últimos ou que pelo menos completem a prova!
Não existe renovação! E a prova maior são os resultados do Brasil no último mundial de triathlon nas categorias junior feminino 43º lugar, junior masculino 10º, e sub-23 feminino 22º (último lugar) e sub-23 masculino 31º, e os dois últimos resultados citados são de atletas de elite no Brasil! Não estou querendo "detonar" os atletas brasileiros, até porque eu sei que as dificuldades em ser atleta no Brasil são muitas e para ser triatleta então, infinitas. Mas eu acho que um país que terá uma olimpíada em alguns anos deveria começar a trabalhar um pouco mais na base de suas modalidades esportivas e não ficar esperando que os resultados venham do vento ou simplesmente caiam do céu! Ahhh, só para ilustrar um pouco mais o meu posicionamento a respeito do triathlon nacional: não tinha nenhum brasileiro na categoria elite, mas em compensação tinham atletas do México, da Korea, do Japão...

Nenhum comentário: