segunda-feira, 7 de novembro de 2011

70.3 Port Macquaire 2011



Muitas coisas aconteceram desde a semana passada para nós pudessemos estar em Port Macquarie, Nova Gales do Sul para o meio ironman (70.3). Durante o retorno do Noosa Triathlon na semana passada nosso carro começou com alguns barulhos no cambio e após uma visita ao mecanico fomos alertados a não usar o carro para viagens longas. Na sexta-feira depois de tentar pedir algum carro emprestado, tivemos que alugar um. Não foi tão caro e alugamos um mais potente e confortável que o nosso. Para viajar quase 600km teria que ser muito confortável, e foi. Saímos na sexta-feira às 3 da tarde pois a Ni tinha trabalho até às 2. A viagem foi longa, pegamos engarrafamento logo na saída para Gold Coast, e conseguimos chegar no hotel em Port Mac a 1 da manhã (no estado de NSW eles tem horário de verão, então perdemos uma hora de sono na ida).
No sábado tomamos café, peguei o kit de prova e organizei o material para deixar a bike no mesmo dia. Uma coisa que eu estou me aperfeiçoando é usar cada vez menos equipamentos durante as provas, e isso me ajuda principalmente nas transições, que tem sido feitas muito rapidamente.
A prova:
O dia estava muito limpo e com um vento fraco mas constante as 6 da manhã. A largada dos prós foi cinco minutos antes da nossa, às 6.30. A água estava com 21.3º e a roupa de borracha era opcional. Eram mais ou menos uns 700 amadores alinhados dentro da água para a o início da prova. Não tive muitos problemas com o "bate-bate" da natação, apesar de ter participado somente de provas com largadas por bateria nos últimos meses. A visibilidade das bóias não estava muito boa mas como era um circuito relativamente reto de ida e volta, não tive nenhuma dificuldade em me manter no trajeto. Quando finalizei a natação olhei para o relógio estava lá o que eu estive procurando por alguns meses: nadar para 30 minutos os 1900m, e foi o que eu consegui fazer. melhor natação de todas. Fiz uma transição limpa e rápida. Saí para o pedal sem conhecer o trajeto, mas sabia que tinham diversas subidas. Tinha uma parte que era só sobe desce e quando cheguei em uma parte plana (bem curta, tipo menos de 10km), me sentia cansado e sem força na pernas. Foram diversas subidas e descidas até chegar em uma "parede" onde eu coloquei uma das marchas mais leves e a bike quase parou! Fiquei com dor nas mãos de tanto puxar a guidão para ter mais força, e quando cheguei lá em cima eu me sentia exausto! Pensei em desistir várias vezes pois eu sabia que aquele não era um pedal que eu estava proposto a fazer e que parecia que eu não iria me recuperar na segunda volta. Pensei muito em desistir mesmo, mas o que me fez continuar foi o medo. Medo de ter que enfrentar a minha esposa que dirigiu por quase 9 horas após trabalhar o dia inteiro para estarmos ali. Eu acreditei que o que poderia acontecer comigo poderia ser pior do que aceitar o fato que eu não estava pedalando bem por alguma razão. Sendo assim continuei, pois a prova não acaba no ciclismo. Fiz outra transição rápida (uns 12 segundos mais lento que a primeira pois tive que colocar as meias para correr). Apesar de não ter muita força para pedalar, a minha corrida começou relativamente confortável e aos poucos comecei a impor meu ritmo. Assim como o circuito do pedal, o trajeto da corrida tinha pouquíssimas parates planas. Era uma parte do trajeto do ciclismo com muitas lombas. Foi uma corrida muito dura, e com certeza, a mais dura que eu já fiz até então. Fui muito cuidadoso ao dosar a intensidade durante as subidas e isso me ajudou a progressivamente aumentar o ritmo do início até o fim. Fiquei muito feliz por ter terminado esta prova e mesmo não batendo meu recorde pessoal, o tempo final foi satisfatório. Eu acho que o fato de não pedalar o que eu esperava foi muito mais dolorido no meu ego do que em outra parte do meu corpo e o fato de ter que administrar este sentimento em um trajeto de corrida muito duro, foi uma experiência excelente para aumentar a minha resistência mental. Me sinto muito mais forte mentalmente agora.
Eu já analisei e encontrei os porques de eu não ter pedalado bem naquela prova e na próxima vez eu sei exatamente o que fazer e o que não fazer.
Em menos um mês teremos mais uma prova, o Ironman Busselton, que é o meu objetivo deste ano e estou certo que será a minha melhor prova de todas.







Grande abraço!

Nenhum comentário: