sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Qual é o melhor método de treinamento para o triathlon?



Alguém sabe a resposta para pergunta feita no título desta postagem? Você já parou para pensar nisso? Bom, eu não sei a resposta de qual é o melhor método de treino para o triathlon, mas eu estou muito perto de saber qual é o meu melhor método de treinamento. Como é que eu sei disso? Antes vou citar o que me motivou a escrever esta postagem.
Eu estava lendo o blog do meu camarada de Pelotas, o Kiko, e vi que em um dos comentários que foi feito estava escrito sobre ser um problema treinar muito no rolo e sozinho. Quem foi que disse que é um "problema" pedalar muito no rolo ou pedalar sozinho??? Respeito a opinião da pessoa que escreveu, mas eu e muitos outros atletas (profissionais e campeões de Ironman), discordamos desta opinião. Não estou aqui dizendo: "Tu estás errado, e eu estou certo!". Longe disso! Estou aqui dizendo que não vejo usar tipos ou modos de treino "não-convencionais" como um "problema".
Eu posso citar a minha experiência em ter treinado de 2 a 3 vezes por semana no rolo, durante o treinamento para o Ironman do Oeste da Austrália, e sendo o meu maior fundo de ciclismo 150km (no rolo) e sozinho!!! Isto mesmo, eu fiquei 4 horas e 26 minutos pedalando sozinho no rolo! E para que me serviu?? Qual foi o meu resultado?? Eu estabeleci um novo patamar de dureza mental e física, e assim fiz o melhor 180km de ciclismo em um Ironman: 5 horas, 15 minutos e 32 segundos!
Existem muitos triatletas profissionais fazendo uso do rolo regularmente. O norte-americano campeão de Ironman, Andy Potts, faz a maioria dos treinos de bike no rolo.
E qual a diferença? Treinar no rolo é tempo-eficiente, não corre o risco de ser atropelado, e com certeza se pedala muito mais do que na rua (sendo descidas, sem sinaleiras, etc.). É claro que não temos a sensação de realmente estarmos pedalando, mas de acordo com um artigo que li na Triathlete Magazine (melhor revista norte-americana especializada em triathlon), existem mais prós do que contras nos treinos no rolo.
Voltando ao assunto da postagem.
Para quem é educador físico ou treinador sabe (ou deveria saber) que um dos princípios básicos (o que para mim é magno!) é o da Individualidade Biológica. Basicamente este princípio nos lembra que todos nós, apesar de semelhantes, SOMOS DIFERENTES!!!! O treino que funciona para ti pode não funcionar para mim, e vice-versa! Então esta história de sair em pelotão para treinar ciclismo funciona muito bem para o lado social, e não para individualizar o treino buscando uma melhoria específica na performance. Ou você tem um ou dois amigos de performance muito semelhante para treinar junto, ou você estará acima ou abaixo da exigência do seu treino. Eu treinava (ou melhor ia junto) com um grupo nos treinos de fundo em POA, e após 3-4 anos tentando se "sociável" (tentando acompanhar um grupo, mesmo sabendo que o treino era completamente inadequado para mim), eu decidi que deveria fazer o treino no meu ritmo. A partir deste ano eu quebrei a barreira das 6 horas no Ironman Brasil por dois anos consecutivos, sendo as minhas melhores performances até este ano.
A mensagem que eu quero passar (o que é somente a minha opinião) é:
Eu levei uns 7-8 anos para chegar muito perto do que eu considero ideal para a minha melhor performance, e eu só consegui isto porque eu aumentei meu auto-conhecimento.
Eu sempre levei em consideração o que os mais experientes no esporte me passaram e ainda passam, contudo ninguém conhece o meu corpo e as minhas necessidades melhor do que eu!
Finalmente, eu gostaria de acrescentar que cada um encontra o seu melhor treino com o tempo, e que eu não acredito que exista o melhor método de treinamento para o triathlon, e sim o que funciona com gente!
Grande abraço!!!

Nenhum comentário: