quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

IRONMAN WESTERN AUSTRALIA 2010

Nossa jornada para a participação em mais um Ironman começou com vôo de 5 horas de Brisbane para Perth, a capital do Oeste da Austrália. Desta vez preferimos ter nossas atividades organizadas por uma empresa que faz turismo esportivo na Australia e no mundo, a Tri Travel. Chegamos em Perth com um calor de 37 graus, e nos hospedamos por uma noite em um hotel bem simples perto do aeroporto. No dia seguinte embarcamos para seguir por aproximadamente 300km para o sul, onde está localizada a cidade de Busselton na famosa região de “Geographe Bay”. O pacote que compramos com a Tri Travel era composto por 7 dias de hospedagem, transporte a partir de Perth, reconhecimento dos percursos de natação, ciclismo e corrida, orientação técnica de um triatleta professional sobre os trajetos (o atleta foi o aussie Luke Bell), e além disso tivemos entrada e mesa VIP durante o jantar de abertura e encerramento.

Agora a prova. Nos dias que antecederam a prova o tempo virou de muito quente para frio, e de ensolarado para chuvoso. Como a largada estava prevista para às 5.45 e o ônibus nos pegaria às 4.00, tivemos que acordar às 2.30... Eu até que eu dormi bem, acho que umas 6 horas.

A largada dos profissionais foi dada 15 minutos antes da nossa, e o dia até que não estava dos piores, com céu aberto e claro. A água estava 21 graus, e a natação tinha tudo para ser tranqüila, pois o mar estava completamente parado, uma piscina. A outra vantagem foi o fato da natação ter sido feita contornando um longo píer chamado de “Jetty”. Era só ida e volta e o meu objetivo de 1h10min até que era aceitável! A visibilidade da água estava impressionante, pois conseguia ver o fundo do mar por todo trajeto. O problema foram os “stingers” (tipo de mãe-dágua) que chegaram mais cedo neste ano, estavam por toda parte e me queimei no pescoço e o mais inacreditável: consegui queimar o lado interno da boca!!! Não sei se eu comi aqueles bichos ou não, mas eu sei que na primeira parte do trajeto eu estava tendo uma tipo uma reação alérgica e comecei a sentir a minha garganta como se estivesse inflamada e fechando... Bom, passei por alguns momentos muito preocupado, contudo me acalmei e tentei evitar o contato com aqueles bichos. Eu fiz a parte da natação em 1h07min01seg, e utilizei os seguintes equipamentos: roupa de borracha STR PRO Speedo, óculos Hammer-head (tipo sueco), top Triple Play da minha equipe de ciclismo a Activ Cycle Coaching, bermuda Orca 226.

Fiz uma transição relativamente rápida (por volta de 3min), e saí para o pedal.

Meu pedal foi excelente! Como o trajeto era composto por 3 voltas de 60km, e o meu objetivo era fazer cada volta para 1h50min e fechar para 5h30min. Apesar de ter o meu plano com relação ao tempo de cada volta, eu tinha outras variáveis mais importantes para seguir: potência e cadência. Como eu estou usando um medidor de potência eu planejei, de acordo com o meu treino, a potência estimada para eu seguir foi de 200 watts e uma cadência de mais ou menos 90rpm. O mais interessante de tudo foi que até comprar este equipamento eu seguia tinha velocidade como referência, e nesta prova a minha referência foi quase exclusiva à potência que eu estava gerando no pedal. Controlei o tempo todo e percebi que no decorrer da prova, mesmo fazendo as voltas no mesmo tempo, 1h45min, eu aumentei a potência média de 170 até 200 watts, e finalizei com a média de exatamente 200 watts e 80 rpm. Eu estava com uma sensação muito estranha, pois eu achava que estava indo muito bem e ficava só esperando o momento de quebrar, o que não aconteceu... Segui meu plano de nutrição e hidratação e acho que isto me ajudou muito. Nesta prova foi introduzida a nova regra de 12 metros de distância no ciclismo e os fiscais foram muito rígidos com o cumprimento dela. Não tive nenhum problema com a regra, mas foi um pouco estressante ser ultrapassado por alguns e que logo adiante paravam de pedalar ou diminuíam o ritmo para comer. O que tornou a prova na maioria do tempo e um treino longo intervalado! O que mais me surpreendeu foi que eu consegui encontrar a minha melhor posição aerodinâmica na bike e melhor, eu estava muito confortável naquela posição. Fiz o pedal em 5h15min32seg e utilizei os seguintes equipamentos: bike Planet-X Stealth, rodas Reynolds DV66, sapatilha Sidi T1, medidor de potência Quarq Cinqo, computador Garmin 500 Edge, capacete Limar Crono e óculos Oakley.

Transição dois eu demorei um pouco mais do que na primeira, pois tive que pagar um pedágio no banheiro...não consegui fazer xixi na bike... Quando eu pulei da bike eu pensei que teria aquela dor na lombar que eu tive quando fiz um pedal semelhante no Ironman de 2007, onde eu fiquei 90% no clip, mas apesar de descer da bike com alguma dificuldade, por volta do km 5, comecei a me sentir muito confortável. A corrida foi feita em 4 voltas de 10.5km e apesar de inicialmente não gostar da idéia, acabei achando ótimo, pois em cada volta passamos pela chegada que era no meio da avenida principal de Busselton. Foi excelente ter muita gente por perto na maioria do tempo, e eles nos ajudaram muito torcendo e incentivando o tempo todo!

Com relação a minha performance na corrida, eu não poderia esperar mais do que eu fiz após tantas lesões que eu tive neste primeiro semestre. Isto não é desculpa para dizer porque não fiz uma corrida melhor, mas eu tive uma lesão no joelho direito a dois meses da prova e tive que parar por um mês, e com isso não consegui fazer nenhum treino longo após o meio ironman de Gold Coast em outubro, por isso eu não tinha uma base muito sólida para uma corrida tão longa. A corrida foi em um terreno plano e na maioria em um caminho asfaltado na beira da praia. Não estava quente nas duas primeiras voltas, mas o sol abriu na terceira e começou a ficar muito difícil. Mas apesar disso eu consegui atingir o meu objetivo para esta maratona: não caminhar! Foi uma batalha, foi difícil e me exigiu mais do que eu imaginava que conseguiria, contudo cumpri minha missão de não caminhar (mesmo quando estava me hidratando e comendo). Fechei a maratona para 4h13min13seg e utilizei os seguintes equipamentos: viseira Saucony, tênis Saucony type A, mesmo top, bermuda e óculos que citei antes e mais uma vez não usei relógio.

Tempo total de prova: 10h42min37seg (recorde pessoal)

Pontos positivos: TODOS!!! Clima perfeito, equipamento ideal, alimentação suficiente, prova muito consistente!

Pontos negativos: Não tinha como eu fazer diferente com o histórico de lesões eu tive que superar para estar nesta prova, então eu não consigo definir nada que eu pudesse fazer diferente.

Muito feliz com o nosso resultado (não conseguimos nada sozinhos!) e com os novos amigos que fizemos na prova. Eu consegui tirar algumas conclusões a respeito dos meus treinos, mas a principal delas foi que o meu corpo funciona melhor com um treino de volume abaixo do padrão. Treino menos, mas treino no ponto em que eu consigo melhorar a minha performance. Outro fator importante, principalmente no ciclismo, foi o fato de treinar muito no Computrainer, sozinho, em grupo, após o treino longo, etc...

Bom caros amigos, estou me recuperando muito bem e rapidamente, e após esta breve parada vou retomar os treinos pois o planejamento de provas para o primeiro semestre de 2011 está pronto, e a minha prova alvo será o Challenge Triathlon em Cairns (mesmas distâncias do ironman).

Grande abraço!

4 comentários:

Cristian Moraes Duarte disse...

Parabéns pelo linda prova Emerson, legal que tu bateu teu record pessoal, acabou coroando toda a experiência acumulada.

Esse pacote que tu comprou era show, com o Luke Bell de "guia", o cara é um profissional de ponta com titulos em Iron e tudo, acho que ele pode ter ajudado muito, dando dicas sobre o trajeto.

Abração e sucesso.

Juliana Ferreira disse...

Parabéns Emersom... Terminei de ler o post e já estou super cansada... rsrsrsrs... Não sei como tu aguenta!!! Superar-se é o máximo!!!!!

simplifique disse...

Emerson, tudo blz?

Cara, nadar com agua viva? Cacete, essa eu nunca pensei. Parece que o lixo da Baia de Guanabara é até melhor.

Muito interessante a utilização do medidor de potencia. Agora, a redução do giro é uma coisa que o IRONGUIDES preconiza.

Nos meus míseros treinos de bike já fiz alguns testes e qdo coloco no volantão a corrida depois fica muito mais fácil. Acho que o Vinicius Santana, do Ironguides, consegue explicar, eu nao tenho a mínima noção.

Parabens pelo resultado.

MD multisport disse...

Grande prova
Parabéns
Sempre na torcida
Grande abraço