sábado, 4 de setembro de 2010

E a base está estruturada!!!

Como alguns já sabem eu estou treinando para o Ironman Western Australia que acontecerá em dezembro deste ano, e que eu comecei os meus treinos com 21 semanas para a data da prova. Depois de 8 semanas estruturando o meu período de base posso dizer com absoluta certeza que estou no caminho certo. Porque eu acredito nisso?
Primeiramente, porque eu consegui obter uma excelente consistência nas três modalidades, apenas perdendo alguns treinos em um período de dois meses. Com certeza eu tive ótimas sessões de treinamento, o que não significa que eu tive altas médias de velocidade, e sim porque eu treinei consciente de que em um período de base o mais importante é manter a frequência nos treinos e aumentar cautelosamente as distâncias. Não fiz nada de absurdo, não bati meus recordes pessoais nos treinos, contudo consegui me manter com um foco muito forte no meu objetivo em dezembro.
Na realidade, toda esta cautela está sendo utilizada pois venho de uma lesão muito séria no púbis e o meu maior pesadelo seria se ela voltasse... Continuo fazendo fisioterapia para evitar algum problema futuro com a lesão, estou fazendo pilates para fortalecer os músculos envolvidos, dieta para estar com um bom peso no ironman (já perdi 8 kilos), e o mais importante estou seguindo a minha receita de sucesso: continuo seguindo o planejamento do meu técnico em POA, o Marcelo Diniz. O melhor disto tudo é que como tenho uma relativa experiência e algum conhecimento na área posso delinear os treinos de acordo com o que eu acredito, e principalmente, com o que já foi testado e aprovado.
Daqui mais ou menos um mês eu competirei em um meio-ironman em uma praia perto daqui, Calypso Bay, Gold Coast, e a minha expectativa nesta prova não está relacionada ao resultado final, e sim ao processo como um todo. Eu usarei está prova como um treino "de luxo", para o ironman, e dentro do meu planejamento, este será o momento de refinar os detalhes inerentes à prova alvo de dezembro. Vou testar a hidratação, a alimentação, roupas e algumas estratégias de prova. Após a prova vou detalhar tudo, analisar, manter os pontos positivos e buscar a correção dos problemas.
Outro motivo da cautela com relação aos meus treinos é evitar entrar em "overtraining", e comprometer todo o plano. Lembro que nos três primeiros ironmans que treinei, quando chegava em três meses de treino eu não queria mais enxergar a piscina, tinha náuseas quando pensava em sair para correr e rezava todo sábado à noite para que chuvesse e não ter o fundão de domingo!!! Mas agora os tempos são outros, e hoje, por exemplo, no meu último dia de treino de base onde fechei a semana com 19 horas de treino, eu estou com muita vontade de treinar!
Para finalizar, eu gostaria de deixar uma dica: Individualize o máximo possível , pois apesar de sermos semelhantes, respondemos diferentemente ao mesmo tipo de treino!

Abraço!

Nenhum comentário: