quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Melbourne City

Após passarmos a maior trabalheira para chegar no nosso hotel em Maroondah, conseguimos nos organizar e retornar para o centro de Melbourne, onde nos tínhamos reserva em outro hotel.
Fomos para a estação de trem em Ringwood, e após aguardar alguns minutos, pegamos nosso tranporte para a centro. Não posso deixar de registrar que os bairros próximos de Melbourne (50 minutos distante), apresentam as condições de limpeza e organização que uma cidade grande tem. Isto é, quando comparamos os bairros de Melbour com os de Brisbane a diferença é gritante. Achei Melbourne mal-cuidada e suja, contudo, eu acredito que quanto maior a cidade este tipo de problema fica acentuado.
Chegando na estação central de Melbourne, seguimos nosso mapa e após uns 10 minutos caminhando chegamos na rua "Little Bourke", onde fica o Mercure Hotel. Fizemos nosso registro e fomos largar nossas bagagens para sair e descubrir mais sobre a cidade. Como o hotel está situado no coração do centro, a movimentação de pessoas e veículos estava muito grande. Fomos conhecer as redondezas e procurar algum lugar para comer. O clima por lá estava bem mais ou menos pois com frio e alternando períodos de chuva e sol, não parecia ser o melhor para passear. Fomos até um lugar chamado "South Bank", no qual tivemos que atravessar uma ponte para conhecer. O que pudemos constatar que Melbourne, apesar de ser uma cidade suja, é um ícone quando se fala de cultura e artes de todos os tipos. E outro fato bem relevante, é que Melbourne com toda certeza é uma das cidades mais multi-culturais da Australia, oferecendo as mais diversas gastronomias e culturas. Encontramos um amigo nosso de Brisbane por aqui e fomos conhecer diversos lugares (galerias de arte, centros esportivos, estádios), caminhamos muito e conseguimos aproveitar uma tarde de tempo parcialmente firme.
No outro dia fomos para um lugar afastado da cidade, onde conhecemos diversas vinícolas (até a Chandon), experimentamos alguns vinhos, tivemos um excelente almoço, conhecemos um reserva de água bem famosa e retornamos para o hotel. À noite fomos ao ótimos restaurante italiano e comemos muito bem com um preço bem acessível.
No outro dia, com um clima terrível (vento, chuva e frio), fomos às compras! Pela primeira vez andei de "tram", que é um bonde moderno responsável pelo transporte no centro e nos bairros próximos). Com o "tram" funcionando, os ônibus são raramente vistos, e atendem somente bairros mais distantes. Pegamos o transporte e fomos para uma rua em que estão localizadas diversas lojas de segunda-qualidade, ou "outlets". Encontramos lojas da Nike, New Balance, Adidas, Brooks, etc., e ainda na rua do lado tinham dezenas de lojas femininas (ótimo para Niara!). Todas com preços muito abaixo do normal! Posso dizer que eu tenho muita paciência em andar e procurar roupas, mas com frio, chuva e vento, eu não estava com o meu melhor humor...e logo insisti para voltar para o hotel. Após chegarmos no hotel, começamos a nos preparar para sair e encontrar uma amiga de longa data que o destino colocou no mesmo país, bem longe do Brasil. A minha amiga se chama Letícia, e trabalhamos no mesmo local em POA, ela dando aulas de Yoga e eu atuando como profissional de educação física. Tivemos um ótimo jantar em uma restaurante de comida do Nepal. Conhecemos o marido dela e colocamos as nossas conversas em dia. Ela realmente está curtindo morar em Melbourne e está muito feliz. Eles foram muito gentis em nos proporcionar uma noite muito agradável, e ficamos muito contentes em saber que ela está se virando com estudo e trabalho.
Na manhã seguinte tomamos café da manhã no hotel (meu prato: ovo mexido, umas 4 tiras de bacon, duas fatias de pão integral, suco de laranja e para fechar um Mocaccino!). Saímos para um shopping por alguns minutos e pegamos uma carona para o Aeroporto. Muito legal o sistema de pedágio: o carro entra na estrada e o motorista liga para a central de atendimento e faz a solicitação para andar na estrada e após informar todos os dados recebe um número de confirmação. O pagamento é feito pelo cartão de crédito e o motorista pode comprar o passe por algumas horas ou dias. Muito interesssante!
O resto foi tudo normal: faz check-in, embarca, desembarca, pega bagagem e para finalizar ainda tivemos que correr para pegar o trem para voltar para casa!
A minha análise final sobre Melbourne é a seguinte: é um lugar ótimo para se ter acesso a tudo o que diz respeito a multi-cultura, mas na minha opinião, eu não viveria lá, por ser muito grande. É o mesmo tipo de comparação que eu faria se fosse POA e SP, pois nunca trocaria a capital dos Pampas por uma megalópole catastrófica feito SP. Melbourne é uma cidade ótima para compras, para comer e para ter acesso às artes, mas só como visita... e ainda senti muuuuita falta de Brisbane!
Que ótimo estar em casa!