quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Treinos e afins...

A preparação para o meio-ironman Gold Coast e ironman Busselton estão indo muito bem dentro das minhas expectativas e programação.
Eu estou tratando uma lesão antiga e uma nova por volta de três meses com fisioterapia e pilates, e os resultados estão sendo bem positivos. Tenho alternado uma sessão por semana de cada porque este tipo de serviço é muito caro por aqui.
Após uma tentativa frustrada de treinar com um técnico daqui, busquei um excepcional apoio do meu técnico de triathlon em Poa, e estou conseguindo organizar meus treinos de acordo com as minhas necessidades e objetivos. Posso dizer que quando um atleta, mesmo amador como eu, começa a entender como o corpo funciona e consegue agregar este conhecimento à experiências passadas, os treinos ficam cada vez mais específicos, e por isso é tão difícil treinar com um técnico ou com um grupo as três modalidades. Vou contar como os meus treinos estão neste momento.
O professor Marcelo Diniz está me ajudando com meu planejamento e eu estou organizando as sessões de treino de acordo com os volumes e intensidades propostas. Isto é, eu tenho autonomia para realizar os meus treinos desde que estejam de acordo com o planejamento. Eu acho que esse é o caminho que vai me dar bons frutos no futuro, pois ninguém melhor do que eu para entender meu próprio corpo, você não concorda?
Atualmente tenho uma rotina de 4 treinos de natação, 4 treinos de corrida e 3 treinos de ciclismo, sendo divididos da seguinte maneira:

-Natação: segunda à quinta (limiar às terças)
-Ciclismo: terça (força), quinta (limiar) e sábado (transição)
-Corrida: segunda (aeróbio), quarta(intervalado/lomba), sexta (longo) e sábado (transição)

Tenho feito a natação sozinho em uma ótima piscina perto de casa, a corrida também tenho feito sozinho (às vezes com Niara) e os treinos de ciclismo eu tenho feito alguns no computrainer.
Esta rotina descrita acima está de acordo com o que eu entendo ser bom e suficiente até o momento para mim, e não tenho nenhuma intenção de dizer que este tipo de programa é melhor ou pior que os outros, contudo, quando mais customizado o programa for, melhor será para atender as necessidades de um atleta especificamente.
Grande abraço e bons treinos!

P.S.: Hoje foi um dia que descreve muito bem como eu gosto de treinar. Fui para uma lomba aqui perto de casa sozinho e fiz meu treino. Sem relógio, sem monitor cardíaco, sem parcerias, sem espectadores, sem interrupções, só eu e a lomba!!! Foram 10 subidas mantendo a velocidade e trabalhando a minha técnica de corrida, e posso dizer que este treino foi perfeito!

Um comentário:

Cristian Moraes Duarte disse...

Treinar sozinho é muito bom mesmo, principalmente para quem tem experiência.
Infelizmente não tenho nenhuma e sinto falta de uma assessoria ou treinador especifico, estou analisando as possibilidades de usar uma on-line.
Outro fator ruim aqui é que tem um ou dois triatletas, o que também complica, mas tenho que parar de chorar e tocar a bola pra frente.
Abraço e sucesso Emerson.