quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ironman 70.3 Geelong 2010 - primeira parte: A prova


Tô de volta!
Preferi dividir em duas partes a nossa viagem para fazer esta competição de triathlon, chamada Ironman 70.3 Geelong. As distâncias foram 1,9km nadando, 90km pedalando e 21,1 correndo.
Vou descrever a prova de acordo com a minha percepção e me desculpem pelos termos técnicos que por ventura aparecerão.

Natação-
A temperatura da água estava 21,6 graus e por isso a roupa de borracha foi liberada. O percurso era de uma volta (triângulo), com a primeira parte maior (800 m). Os profissionais largaram cinco minutos antes da minha largada. A largada foi dentro d'água, mas o nível estava pela cintura. A água estava muito limpa e podíamos ver o fundo facilmente, e como o local é uma baía não tivemos ondas. Tentei manter a calma e evitar paradas desnecessárias pois a largada e toda a primeira parte foram terríveis, pois eram mais de mil atletas e o contato físico foi enorme. Mantive um ritmo muito confortável na primeira parte para acelerar na metade da distância. Tive alguns problemas de queimadura no pé esquerdo, mão esquerda e lado esquerdo do rosto pois o mar estava cheio de mães-d'água. Fiquei meio preocupado pois onde eu me encostei estava ardendo, mas logo passou. O bate-bate com os outros continuou até a penúltima bóia, e então acelerei para finalizar de uma vez a natação.
Tempo: 33 minutos.

T1 (transição natação-ciclismo)
Saí inteiro da natação, e me sentindo muito bem para fazer um pedal consistente.
Foi muito tranquila, consegui tirar a roupa de borracha facilmente (primeiro baixei até a cintura e do lado da bike tirei o resto pois era uma das regras para seguir). Normalmente faço as transições muito rapidamente e desta vez não foi diferente, apesar da distância que tive que correr até a bike.

Ciclismo-
Mantive o meu plano de fazer a primeira parte mais tranquilamente e aos poucos imprimir um ritmo mais firme. E foi o que eu fiz. Eram três voltas de 30km, e um percurso com algumas subidas (duas mais importantes), mas na maioria o trajeto era quase todo plano. Na ida tinha um vento não muito forte que ajudava um pouco na volta. Tive alguns problemas com os atletas que estavam quebrando as regras (andando na direita e bloqueando o caminho), mas após alguns gritos as coisas se resolveram (fui bem simpático...). Certa vez tinham quatro enfileirados na minha frente (um do lado do outro), daí eu disse: "Ou vocês andam na esquerda ou ultrapassem pela direita e retornem para esquerda!!!" Acho que eles entenderam...
Mantive o ritmo e finalizei o ciclismo com as pernas realmente inteiras, apesar de sentir a minha lombar quando desci da bike...(tô com esta dor há mais ou menos um mês). No pedal tomei gatorade e água (fornecido pela prova), uma barra de powerbar e um powergel. Pouco né? Não senti perda de performance, mas acho que foi porque eu comi muito carboidrato nos dias que antecederam a prova.
Tempo: 2 horas 45 minutos

T2 (transição ciclismo-corrida)
Mais uma vez fiz uma transição tranquila sem erros ou perda de tempo. Com o tempo que eu tenho de triathlon (uns 10 anos) eu aprendi a ser muito econômico em meus equipamentos, assim não tenho com o que me atrapalhar para fazer a transição.

Corrida-
Mesma atitude da natação e do ciclismo, mantive um ritmo tranquilo no início e fui acelerando a cada volta. Foram três voltas e a única parte plana era quando fazíamos uma passagem pela área de transição, o que dava mais ou menos 1km, o resto era subindo e descendo (três subidas importantes). A temperatura estava alta, mas até ceerto ponto confortável. Em alguns trajetos mais quentes pois não tinha nenhuma proteção tipo árvores, e a parte ao redor de um parque estava com a temperatura muito amena. O piso variava entre asfalto e terra (no parque). Até aproveitei para ir no banheiro no início da primeira volta (banheiro localizado no percurso). Comecei realmente a impor um ritmo forte na metade da segunda volta e mantive progredindo até o final. Poucas vezes eu me lembro de terminar uma prova longa sorrindo, e desta vez foi uma delas. Nos últimos metros diminuí meu ritmo e curti a minha chegada.
A minha nutrição na corrida foi baseada em gatorade e água em todos os postos de hidratação, coca-cola somente na última volta.
Tempo: 1 hora 51 minutos.

A prova -
Gostei muito da organização e dos trajetos. Fiz uma das provas mais inteligentes da minha vida. Pensei como faria a prova e executei. Não saí do meu planejamento em nenhum momento e progredi como havia proposto inicialmente. Não me preocupei se estava sendo passado na bike ou na corrida, eu simplesmente fiz a minha prova. Mantive o meu equilíbrio emocional e psicológico com relação às dores musculares que eu estava sentindo na corrida, e mantive a minha mente completamente limpa e focada simplesmente na ação, no movimento, na respiração. Fiz toda esta prova somente me baseando na minha percepção subjetiva de esforço, isto é, eu saí da água sem saber o meu tempo (eu estava sem relógio), pedalei sem ver qual era a minha média, e na corrida eu somente olhei para o relógio da chegada para fazer a minha última volta. O importante não era o tempo, mas sim como eu estava me sentindo fazendo a prova. Estava muito claro que eu estava muito bem, pois a Niara percebeu, e me disse que nunca tinha me visto chegando em uma prova com uma expressão tão tranquila e sorrindo.
Tempo final: 5 horas 14 minutos e 29 segundos

Em breve a postagem sobre a viagem!

Abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

Pela sua descrição de prova acho que a gente aprende com o tempo
exelente sua prova acho que todas tem que ser assim bem planejadas
Não vem ao caso o adv. uma prova bem pensada da seu bons frutos
A RAZÃO NA FRENTE DA EMOÇÃO
PARABÉNS

Emerson disse...

Muito obrigado!
Grande abraço!