segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bribie Tri Series...a primeira!


Após oito mês de "seca", voltei a competir em uma prova de triathlon! A minha última tinha sido no Longa Distância de Pinhal, em março.
A competição aconteceu em uma ilha chamada "Bribie Island", que fica a aprox. 1h de Brisbane, ao norte (direção de Sunshine Coast).
Saímos cedo para evitar problemas e conseguimos estar no lugar da prova às 6 horas de manhã. Fiz meu registro, recebi os materiais da prova e fui para a pintura dos números. Aqui eles largam as categorias em várias etapas (chamadas aqui de "wave"), e a minha seria a 12ª. Com a largada somente após as 7.15, eu pude organizar meu material com calma e observar tudo o que estava acontecendo. O mais curioso que eu percebi aqui, por mais de uma oportunidade, é que eles usam o melhor equipamento possível em todos os tipos de competição. Por exemplo: no Brasil, normalmente os melhores equipamentos são dos atletas de elite ou profissionais. O que percebemos aqui, eu a também a Niara, que eles extrapolam...e eu até usei uma expressão que veio na cabeça no momento: "Parece que eles querem matar passarinho com canhão!" O que significa isso: a prova era uma distância um pouco maior de que um sprint triathlon, 1km nadando, 28km pedalando (sem vácuo) e 8 km correndo, e os caras estavam usando bicicletas contra-relógio, capacetes aero, rodas fechadas...fala sério!
A organização também deixou um pouco a desejar porque atrasou as largadas, e a minha foi lá pelas 8 horas.
A minha prova foi boa, mas talvez um pouco inconstante... Durante a natação estávamos com um corrente favorável, com um pouco de vento (criou algumas marolas), mas no geral foi muito boa. Em alguns momentos eu fiquei bloqueado por três atletas e tive que contornar por fora para fazer o meu ritmo. O resultado foi bom pois saí no meio do pelotão da minha categoria. Saindo da natação me senti um pouco esguelado, e não consegui correr muito forte para pegar a bike (tinham uns 200 metros até a transição). Fiz uma transição sem falhas e muito rápida e saí para o pedal. O ciclismo foi todo plano, mas com muitos locais para quebra de ritmo (rotatórias, curvas fechadas) e por causa do horário, tinha muito vento. Eram três voltas, e consegui o meu melhor ritmo na segunda. Finalizei meu ciclismo e novamente fiz uma transição muito rápida, e saí para a corrida. Na corrida, também três voltas, em um percurso praticamente plano (uma subida leve) e no meio de umas árvores, o que tornou o trajeto menos quente. A propósito, o dia estava ensolarado, mas acredito que a temperatura estava por volta de 30 graus. Os postos de hidratação me surpreenderam negativamente pois a água era de temperatura ambiente...e pior...após a minha chegada, novamente, a água estava com a temperatura ambiente!
Resultado final: tempo de 1h38min39seg, colocação no geral 153º (397 finalizaram) e colocação na categoria 14º (34 atletas).
Bom...a minha opinião final a respeito desta prova é que o nível técnico foi bem elevado, as pessoas realmente curtem o esporte por aqui (pessoas de todas as idades), e que eu gostei muito da competição, apesar dos atrasos e da água morna.
Minha próxima competição será um sprint triathlon no Gatorade Triathlon Series, em Raby Bay, no dia 17/01/2010. Mas antes eu trabalharei como árbitro no mesmo circuito, no próximo domingo.

Abraços!

Um comentário:

Evânder Run-up "o atleta dos degraus do Brasil" 1º Especialista em corrida vertical do Brasil(desde o ano 2000) disse...

Parabéns Amigo!!!!!
Achei bom teu resultado por ser a primeira prova, bons treinos e boa sorte na próxima.
Abraço!