quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Treino de transição


No último sábado fiz o meu segundo treino de transição aqui em Brisbane. Para os que não sabem o que "transição" significa, eu vou explicar. Transição é conhecida como a quarta disciplina no triathlon, e que é treinada como meio de simular uma situação que será vivenciada na competição, adaptando o triatleta para uma ação real. Os treinos de transição servem para adaptar o nosso corpo, fisiologicamente (componentes musculares) e psicologicamente (melhorar a percepção do que será realizado). No Brasil, este tipo de treino pode envolver: natação e corrida, ciclismo e corrida e até natação, ciclismo e corrida. Aqui na Australia, eles tem nomes diferentes para os nossos tipos de transição: natação e corrida, e ciclismo e corrida eles chamam de "brick", e a "transition" deles são as três disciplinas, simulando a prova.
Só para situar todos...desde que retomei os treinos aqui em Brisbane eu tenho treinado sozinho. Por opção, pois como ainda tenho bastante tempo livre, eu posso escolher em qual horário vou fazer meus treinos. Na realidade, eu executo os treinos sozinho, mas recebo meus treinos do Brasil, do meu técnico, Marcelo Diniz. E nestes quase dois meses treinando sob a supervisão do Marcelinho, eu posso afirmar categoricamente, que faziam muitos (muitos mesmo!) anos que eu não me sentia tão feliz com os meus treinos e com os meus resultados, apesar de treinar sozinho...o que para mim não é nenhum problema, porque eu tenho uma coisa que às vezes falta para a maioria dos atletas: auto-motivação! É claro, que eu estivesse treinando em um grupo, talvez eu poderia até render mais. Mas não podemos nos esquecer de que o Triathlon, principalmente o de longa distância, é feito individualmente, sem pelotões para descansar...
Voltando para a transição...eu tinha 40 kilômetros de bike seguidos de 8 kilômetros de corrida. Saí em direção a Univeridade de Queensland e fiz a maioria do treino rodado, até que quando estava voltando para casa encontrei um grupo de uns 15 ciclistas, todos uniformizados, identicamente...eu pensei: "Bom...já que estão indo para mesma direção que eu, porque não ir junto?" me grudei na rabeira do pelotão e fui junto! As vezes quando se treina muito tempo sozinho, nós perdemos um pouco a noção de como realmente estamos, pois não temos referências...logo no início estávamos a 35-37km/h e subindo...quando chegamos no plano, estávamos a 45km/h...daí, eu não dei qual foi o FDP, que resolveu quebrar o pelotão...eu só me lembro que quando eu ainda ocnseguia andar junto o ciclocomputador estava mostrando 50km/h! Bom, ai já viu né...quebrei! Mas não foi uma quebra definitiva, pois consegui manter 45-47km/h, até que uma luz brilhou no meu caminho...não, não é o que vocês estão pensando...foi a sinaleira que fechou! Aqui todo mundo para na sinaleira! hahaha, consegui chegar junto de novo! Mas eles estavam terminando o treino e também reduziram a velocidade...
Cheguei em casa troquei os equipamentos e saí para correr. Em frente de casa temos um quateirão que em um dos lados tem um parque, e fiz minha corrida toda ali. Foram 6 voltas neste circuito de mais ou menos 1.350 metros, e com muitas subidas (longas, curtas) e muitas descidas. Olha, foi sofrido este treino, principalmente por causa do percurso ondulado, tive até vontade e parar na quinta volta porque desde o momento que eu comecei a correr até as voltas finais eu estive ofegante, o tempo inteiro! Eu não uso monitor cardíaco por acreditar que baseado em experiências pessoais e teóricas de alguns anos este equipamento não funciona comigo, mas posso dizer com a máxima certeza de que pela escala de Borg (6-20) eu estava por volta 17.
Vou colar o link do treino feito com o Garmin Forerunner 405 para que vocês tenham a idéia de como é o percurso de corrida.Obs.: talvez não funcione, mas mesmo assim tentem abrir.
http://connect.garmin.com/activity/13541873

Abraços e até mais!

2 comentários:

Unknown disse...

BELEZA DE TREINO NAO DA MOLEZA PARA ELES (OS NATIVOS)

Deco disse...

Fala Emerson,
Como é que esta tudo ai...
O Pedal é tranquilo, com certeza respeitam mais que aqui neh.....

bom belza parceiro, vai mantendo o blog atualizado para a gente saber dos Brasucas que estão fora...

Tu lembra da Tati Gorski, também foi para Portugal, assim vamos ficar sem triathletas aqui em PoA...

Abraços