terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mundial de Triathlon - Gold Coast 2009 - parte 2


No sábado acordamos muito cedo pois a Niara teria que estar na tenda dos voluntários às 5.30. Não tinha amanhecido ainda mas estava quase...Estava um pouco frio e saímos correndo em direção a competição. Chegamos lá, nos despedimos, a Niara me deu o moleton dela e voltei correndo para o hotel. Cheguei de volta as 5.33 e não demorou muito a Niara me ligou: "Tô loca de frio...não sei porque eu te entreguei o moleton." Depois ela disse que iria procurar algum lugar com sol para ficar. A primeira função dela era controlar o tráfego de pessoas que precisavam atravessar a avenida da prova. O meu trabalho iniciava às 11.00, também para controlar o fluxo de pessoas através do trajeto da prova. Dormi mais um pouco, tomei um chá e saí para o trabalho. Encontrei a Niara em um lugar para atravessar completamente tomado...acho que era o lugar mais movimentado pois era bem na saída para o ciclismo e corrida. Me apresentei na tenda para a tarefa e todos estavam bem perdidos...tanto que me mandaram para um posto uns 30 minutos depois que eu cheguei...Meu posto era muito bom...pouco fluxo, os atletas passavam em uma só direção e trabalhei sozinho. O mais legal era quando me perguntavam algo, pois eu não me preparei para isto...e perguntavam: onde é a linha de chegada? onde é a transição? onde é a premiação? que horas é a largada da elite masculina? se eu for por aqui eu consigo chegar na beira da praia? meu deus!!!! Bom...fiz o que pude para explicar...e acho que deu certo.
Logo se passaram duas horas e a Niara já estava liberada. Falei com um cara da organização e saímos para almoçar. Almoço: Niara comeu um "wrap" (um troço enrolado com um monte de coisa dentro...) e eu comi um hamburger com fritas (não tinha muita opção). Eram perto da duas da tarde e fomos nos posicionar para assistir a elite masculina. Ficamos extremamente bem posicionados bem na esquina entre o corredor de saída da natação e a transição (por isso que eu consegui tirar as fotos dos atletas bem de perto). Não tinha ninguém por perto e a arquibancada estava lotada (AINDA BEM!!! DEPOIS EU EXPLICO, TÁ!)
De lá assistimos os atletas chegando para fazer a entrada na área de transição, eles aquecendo e se dirigindo para a praia. Tinham dois telões onde conseguimos acompanhar toda cobertura da prova desde a largada até o final. Foi muito emocionante, porque como eu acompanhei a quase todas as etapas do circuito mundial, e aquela era a final com os melhores triatletas olímpicos do mundo!!! A nata do triathlon mundial estava lá. Bem, vamos a prova:
Como acontece em todas as provas da International Triathlon Union, organização responsável pelo triathlon no mundo, os atletas fazem as duas primeiras partes, a natação e o ciclismo muito juntos, e normalmente usamos o termo "pelotão". Então, a natação foi desenvolvida com dois russos nadando muito forte na frente e um pelotão bem compacto atrás. Quando saíram da água foi muito legal todos praticamente fizeram a transição juntos, vocês tinham que ver que loucura! Não sei como que eles se acham! No ciclismo, não demorou muito e o grupo se dividiu em quatro pelotões. O primeiro estavam: Brownlee, Gomez, Whitfield, Techlar, Reed, Frodeno, os russos, entre outros. Sendo que Brownlee e Gomez estavam disputando o título do circuito. Alguns tentaram "quebrar" (outro termo bem comum no triathlon que significa sair do ritmo do pelotão acelerando o mesmo) o pelotão. Matt Reed da Nova Zelândia tentou uma vez, mas não conseguiu, pois logo o pelotão se recuperou da quebra. Eram 8 voltas no ciclismo e lá pela quinta volta o português Bruno Pais e um ucraniano, quebraram o pelotão e abriram por volta de 1 minuto.E foram eles que fizeram a transição em primeiro lugar. Mas logo o pelotão principal chegou e começaram a correr. O grupo que começou correndo com mais consistente era composto por: Brownlee, Gomez, Frodeno. E logo ficou somente Brownlee e Gomez... Eles fizeram praticamente toda a corrida juntos e faltando uns 400 metros Brownlee arrematou o título mundial com uma quebra de ritmo que Gomez não conseguiu recuperar! Pô, eu estava torçendo para o espanhol Gomez!Ah, o terceiro foi o campeão olímpico em Beijing 2008, o alemão Jan Frodeno.
Assistimos a premiação, passamos no Subway e fomos para o hotel descansar pois o outro dia seria puxado de novo!

Continua...

Nenhum comentário: