terça-feira, 20 de novembro de 2012

Noosa Triathlon 2012 - parte 1

Demorei um pouco para começar a escrever sobre a minha mais recente prova porque estava muito ocupado com diversas coisas que estão acontecendo nas duas últimas semanas. Nada de mais, mas não dava tempo para parar e atualizar o blog.
Eu participo de provas de triatlo desde 1999 e apesar de não lembrar de quantas provas eu já participei (realmente não importa), eu tenho apenas algumas que eu posso dizer que foram executadas perfeitamente. O que seria uma prova executada perfeitamente para mim? Não tem nada a ver com o tempo ou bater um recorde pessoal, tem haver com estabelecer um plano de execução, trabalhar duramente e atingir os objetivos. O Noosa Triathlon, para mim, foi assim.
Para quem não sabe, o Noosa Tri, já foi a maior prova de triatlo, em participação, no mundo, e agora é a maior prova no hemisfério sul, com mais ou menos 7 mil atletas. Só para ter uma idéia, a prova teve mais de 40 largadas por categoria. Só a minha categoria, 35-39 anos masculino, teve 3 largadas.
O festival começa na quinta-feira e tem de tudo para todos os gostos: prova de natação de águas abertas, prova de corrida (5km), prova de ciclismo, entre outras atividades. O evento é muito movimentado, tem feira de produtos e muita gente (muita gente mesmo). O trajeto do triatlo é o mesmo por anos e isso ajuda a comparação aproximada de um ano para o outro. Uma volta na natação em um canal, uma volta na bike com uma subida longa (3km) e uma volta na corrida em trajeto completamente plano (mas pode ser muito quente). As partes que eu não gosto são: muita gente, lugares para comer sempre cheios, o valor da inscrição é alto (comparado a meio ironman), se ganha um top de triatlo da prova e viseira, e o lugar das bike é dividido por categorias, mas não tem ordem numérica. Contudo, se tu és triatleta e vem para a Australia por algum tempo (viver, estudar, etc), fazer a prova é quase que uma obrigação. Eu trabalhei de árbitro em um ano, corri duas vezes e agora estou inscrito para o próximo, em 2013.
Uma coisa que aprendemos com a nossa última ida para Noosa foi que devemos nos hospedar em alguma praia nas redondezas ao invés de Noosa. Noosa é muito cara e movimentada para o nosso gosto e desta vez nos hospedamos em Coolum Beach há 15 minutos do local da prova. Muito mais tranquilo e barato.
A parte 2 desta postagem será sobre o que aconteceu na prova e quem estava lá.
Abraço!

Nenhum comentário: