segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Resumo das competições do ano

Eu acredito que sempre podemos aprender com o passado, mas para isso precisamos registrar as informações para que não sejam esquecidas.
Não vou escrever tudo que se passou nas provas em que participei este ano pois seriam páginas e mais páginas de textos, então decidi escrever uma frase que representasse cada prova que fiz e o que eu aprendi. Espero que gostem.

-Março - Mooloolaba Tri (Triatlo olímpico): Umas das provas que DEVEM ser feitas se você é triatleta e vem para cá. Único incomodo foi ter que ir lá deixar a bike um dia antes da prova e voltar para dormir em casa (100km cada perna). Natação sem roupa de borracha, pedal com algumas subidas logo no início, ida e volta com vento contra na volta, corrida com subidas. Odiei cada segundo da prova até a última volta da corrida quando me senti parcialmente confortável. Lição: Não começar o ano lá! Tem que estar bem para correr esta prova!

-Abril - QLD Olympic Championships (Campeonato estadual de triatlo olímpico): Não foi uma grande prova como Mooloolaba em termos de participação pois era no mesmo dia do triatlo de Sydney. Foi perto de casa, sem ter que deixar a bike lá no dia anterior e o dia estava lindo. Natação sem roupa de borracha, 98% do pedal era plano e pouco vento, corrida no plano também. Lição: Fiz tudo muito bem, e acho que poderia ter forçado mais no pedal e mantido o ritmo na corrida (diminui no final da primeira volta e me arrependi).

- Junho - Challenge Cairns (Distâncias de Ironman): Primeira edição da prova aqui na Australia, realizada no nordeste do nosso estado, mas tão longe que o voo foi de 2 horas e pouco. Era minha prova alvo do primeiro semestre, natação em um lugar onde tinham sido vistos uns crocodilos, pedal de vistas maravilhosas do oceano com subidas e retorno no meio da estrada entre Cairns e Port Douglas (não me agradou muito), e corrida eu não sei porque parei na T2. Lição: NUNCA usar NENHUMA nutrição ou hidratação (este foi o meu caso) que não tenha sido EXAUSTIVAMENTE testado nos treinos!!!

-Agosto - Brisbane Running Festival (Meia maratona): festival com várias distâncias para correr aqui na cidade e perto de casa. Estava sem o que fazer e a minha técnica me pediu para correr alguma coisa, e daí eu fui. O dia estava fechado e bem abafado (aquele calor úmido caracteristíco daqui), e fiz a prova como treino sendo 4x5km progressivos e 1km para fechar. Lição: Tudo correu bem e só confirmei que eu corro melhor progressivamente. Me senti um lixo nos primeiros 15km e depois melhorou.

-Setembro - Kingscliff Triathlon (Triatlo olímpico): Seguindo a orientação da minha técnica em achar alguma prova para fazer, encontrei este triatlo olímpico na borda sul do nosso estado com NSW. Não muito grande, bem organizada, natação com roupa de borracha e a favor da corrente, pedal plano mas com partes do asfalto muito ruins, e corrida com uma FDP de uma subida logo na saída da T2. As minhas duas transição foram as piores de todas. Lição: Esta foi minha melhor prova de todos os tempos, contudo, se eu tivesse tido um pouco mais de atenção ao detalhes tipo: localização na transição e não fechar a roupa de borracha com todo o velcro poderia me sair melhor.

-Outubro - Noosa Triathlon (Triatlo olímpico): Segunda maior prova de triatlo do mundo em participação, perdendo somente para o London Tri. Inúmeras largadas por categorias ( só a minha tinham três!). Tivemos que passar a noite lá para fazer o check in da bike um dia antes e minha largada foi quase as 9 da manhã, então o calor já estava pegando. Natação sem roupa de borracha, pedal  de ida e volta muito bom com uma subida longa (seguido de uma descida que eu cheguei a 80km/h) e algumas partes muito estreitas, corrida no plano e um calor infernal. Lição: Poderia ter forçado mais na corrida apesar de não me sentir nada confortável no início.

-Novembro - 70.3 Port Macquarie (Meio ironman): Uma semana após Noosa fomos até Port Macquarie em NSW (9 horas de ida e 7 horas de volta de carro). O lugar é bem bonito, mas a prova como foi feita foi FD!!! Eles usaram o mesmo trajeto do Ironman Australia que acontece no mesmo lugar, mas fizeram alterações na corrida. Natação super tranquila com roupa (me bati um pouco mas fiz meu melhor tempo até agora), pedal muito FD cheio de subidas logo no início e as poucas partes partes planas com asfasto ruim e vento contra, corrida três vezes mais FD que o pedal com uns míseros 1/2km de plano por volta (duas voltas de 10.5km). Lição: Nunca mais voltar lá!!! Tô brincando... Para correr lá precisarei de muito treino específico, e da próxima vez, chegar mais cedo ou escolher outro meio de transporte (de carro foi muito cansativo para nós dois).

-Dezembro - Ironman Western Australia: Segunda prova lá. Tudo sempre muito tranquilo naquele paraíso e desta vez em um hotel melhor e com mais facilidades (cozinha no apto). Natação contornando um pier chamado "Jetty" (teoricamente fácil), pedal de três voltas de 60km plano (algumas inclinações ridículas), e corrida 100% no plano ( o calor deste ano foi infernal). Lição (ões): Não mudar a estratégia mesmo com vento contra na bike (me segurei pois achava que poderia quebrar), a combinação: pés molhados, tênis quase novo e meias novas NÃO FUNCIONA!!!!


Estas foram as provas do deste ano, mas apesar do ano estar terminando eu ainda não estou de férias já que meu calendário continua até março.
No próximo post eu vou registrar o que tem para o ano de 2012!

Abraço!!!

Nenhum comentário: