segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campeonato Estadual de Triathlon Olímpico - Triathlon Queensland 2010/2011


Mais uma prova no currículo! No último domingo competi no campeonato estadual de triathlon olímpico do Triathlon Queensland, em Redcliffe.
Como estou me preparando para uma competição importante em junho, pedi para minha técnica para não fazer o polimento nos treinos. Eu havia competido há duas semanas e não poderia mais perder os volumes normais, e assim até um dia antes da prova eu acabei fazendo 17 horas de treinos.
Foi uma das provas mais relaxadas que eu fiz nos últimos anos, tanto que eu só coloquei o cassete na roda de prova no sábado no fim da tarde e organizei os equipamentos à noite.
Não fiz alimentação ou hidratação diferente dos dias normais de treino, acordamos mais tarde para ir fazer o check-in e ainda paramos no meio do caminho para colocar o endereço do lugar da prova no gps pois havíamos esquecido...
Nosso plano inicial era minha esposa me levar até lá, me deixar e depois me buscar. Por isso não levei quase nada de roupas extras ou toalhas para o pós prova.
A prova:
Na prova na distância olímpica foram duas ou três largadas, e a minha foi a primeira às 6.45. A água estava com 26.4 graus e a roupa de borracha nesta temperatura não é liberada (tem que ser menor que 24). O percurso da natação tinha um formato de diamante com três bóias bem pequenas. Minha bateria não era muito povoada com uns 60 atletas.
A transição estava bem perto mas tinha que correr eu uma areia bem fofa para chegar na bike.
O ciclismo era composto por seis voltas em um percurso quase todo plano, com um pouco de vento e sem vácuo (assim como todas as provas nas categorias por idade na Austrália). Fiz um pedal firme e a nova bike teve um ótimo desempenho. Fiz a T2 no padrão sem perder tempo e fui para a corrida. O percurso da corrida era plano e composto por duas voltas. A temperatura se manteve agradável por toda a prova, o que ajudou muito.
Eu me senti muito bem nesta prova (bem melhor do que na prova anterior há duas semanas), fazendo um pedal firme e correndo bem. Na realidade até agora eu não sei os meus tempos parciais e nem o tempo total porque eu e nem a minha esposa tínhamos relógio. O meu plano era fazer um treino forte e foi exatamente o que fiz, sem tirar nem por.
Hoje eu estou me sentindo bem, sem dores, já fiz duas sessões de treino (natação e corrida) e amanhã vou saber os meus resultados.
Com relação a organização da prova posso citar que com excessão das bóias muito pequenas e de um pórtico para a chegada, o restante foi feito no padrão. Foi uma prova simples mas com alguns requisitos que esquecem nas provas do meu estado de origem, RS. Eles começam a prova bem cedo (transição abriu às 5 e fechou às 6.15), eles largam cedo e em baterias (primeira largada às 6.45 e depois a cada 5min), o vácuo não é permitido ( tinha um motoqueiro no circuito de ciclismo e era suficiente), tudo acontece de acordo com o cronograma, e tinha chip para saber os tempos com exatidão. Era uma prova considerada pequena, mas como tinham as distâncias olímpica, sprint, iniciantes e crianças, o número de atletas estava por perto de 300. Um exemplo!

Grande abraço!

Nenhum comentário: