domingo, 27 de março de 2011

Mooloolaba Triathlon Festival 2011

Neste final de semana participei de uma das provas ícones do triatlo mundial, o Mooloolaba Triathlon Festival. Um grande evento com aproximadamente 3 mil atletas e uma ótima estrutura para os atletas e público.
Como foi um grande evento tivemos que pegar o kit de competição e fazer o check-in da bike um dia antes. Nós decidimos não nos hospedar lá pois é muito caro e eles fazem reservas para no mínimo 3 dias. A solução foi ir e voltar nos dois dias. Não é muito longe mas foram pelo menos 1 hora e meia por trecho.
Peguei o kit e deixei a bike no sábado por volta das 11 da manhã. Fui um dos primeiros da categoria 30-34 (valia a idade do ano passado), mas uma coisa me deixou um pouco insatisfeito com a organização: não tinham os espaços determinados por ordem númerica para colocar a bike! Somente os cavaletes com numeração. Eu podia saber qual era a fila que eu deixei a bike e a categoria daquele corredor entre os cavaletes, mas não saberia a posição da bike me baseando pelos números de cada bike.
Passeamos pela exposição dos produtos de triatlo, compramos algumas coisas bem baratas na loja da Orca, almoçamos e voltamos para casa.
No dia da prova acordamos às três da manhã, tomamos um café bem rapidinho e saímos às 3.35am. Chegamos antes de abrir a transição às 5.15. Tudo parecia tranquilo até eu sair do carro para ir ao banheiro... Tinha um vento, mas um vento!!!! Comecei a torcer para ter aquele vento na volta da bike! Chequei a bike e fui para a largada às 6.54am.
A água estava ótima, quase morna e de boa visibilidade. Quando comecei a nadar senti que o trajeto era cheio de curvas e meio que perdi ritmo para poder me orientar. Ah, tinha me esquecido, o tempo estava nublado e para chuva.
Finalizei a natação e fui para a transição. Foi um longo caminho do mar até chegar na bike. A propósito, as duas tranisções foram muito longas por volta de 2 minutos (igual as de meio ironman...). Senti dor nas solas dos pés de tanto correr no asfalto! Como fiz força na natação (não fiz um tempo bom, mas pelo menos me esforcei), saí cansado para o pedal que tinha uma linda sequência de subidas e descidas até chegar na rodovia. Foi 40km ida e volta. Na ida só festa, 45km por hora, 170w de potência, já na volta só tristeza, 26km por hora e 300w de potência. O vento que quase me derrubou da bike várias vezes foi o mesmo que detonou com a meu pedal! Não soube como pedalar mais forte naquele vento! Fiz a transição e saí para correr. Para aumentar a minha tristeza também tinham subidas e descidas na corrida! Foi uma corrida muito dura contudo foi a minha melhor performance nos 10km em dois anos.
Foi uma prova muito difícil e aprendi muito sobre o que eu tenho que melhorar até Dezembro.
Aprendi que eu não vou entrar em mais nenhuma prova que não tenha que usar roupa de borracha, com vento e com lombas na corrida!!!! hahahahahahaha
Olha, só faltou o sol torrando a cabeça na corrida! Contudo acho que fui bem e depois de ter feitos tantas provas longas senti um pouco de falta de ritmo para prova curta. A prova disso é que eu me senti tão bem depois da prova que poderia continuar correndo naquele ritmo por muito mais tempo e hoje eu estou bem pouco dolorido. Olha, eu fico mais dolorido pedalando por 4 horas do que eu estou agora.
Depois da prova almoçamos. acompanhamos a copa do mundo de triatlo da ITU debaixo de muita chuva, voltamos para casa (pegamos um mega engarrafamento na volta), abrimos presentes (niver da Ni) e jantamos uma pizza!!!
Grande final de semana!
Emerson

Um comentário:

Mauro Cavanha disse...

Fala Emerson!!
Mooloolaba é uma super prova!!
temos que voltar ano que vem, pegar a marola, lombas, ventos e na próxima socar a bota mais ainda!!! kkkk
Viu... me manda um email:
maurocavanha@ig.com.br
talvez possa me dar uma mão de como chegar a brisbane aqui de noosa... é que tenho um voo as 8:00 am e não sei como chegar!!
valeu!! abraço!!