domingo, 17 de janeiro de 2010

Status: Velocidade de Cruzeiro

Por seis anos estive trabalhando em uma das mais respeitadas e sérias organizações do Brasil: a Força Aérea. Lá obtive muitos aprendizados que transcendem a minha dura personalidade moldada naquele período: aprendi algumas coisas sobre aviação (apesar de trabalhar em uma área administrativa...). Bom uma das coisas que aprendi sobre aviação é que um voo pode ser dividido em três partes: decolagem, trajeto (percurso) e pouso. Até aí quase todo mundo já sabe, certo? Só que em cada uma das partes existem vários procedimentos relacionados. Por exemplo: para executar uma decolagem o comandante deve estar treinado, aeronave checada (abastecimento, sistemas elétricos e hidráulicos, condições mecânicas gerais) e obter a permissão do controle aéreo para executar a decolagem. Bom, aprendi que a primeira parte (decolagem)e a terceira parte(pouso), são as fases onde o estresse da aeronave e dos pilotos é maior, por isso são dedicadas extensas horas de treinamento para as mesmas. E o que isso tem haver como o meu blog? Tudo. A relação entre o que está acontecendo com a nossa vida (eu e a Niara) tem uma ligação muito forte com o que acontece durante um voo. Difícil de entender? Bom...eu explico. Pensem nos projetos pessoais como um voo.
Bom, para executarmos um voo precisamos de um planejamento, precisamos de treinamento, precisamos de estrutura para suportar o estresse de uma decolagem. Comparando com uma decolagem, os nossos premeiros meses foram intensos, estressantes, nervosos, inseguros, incertos...mas com o passar dos dias, das experiências (positivas e negativas pois todas valem!) começamos a entender como as coisas funcionam. Isso não significa de maneira alguma que estamos plenamente adaptados e falando fluentemente a língua inglesa, significa que passamos por um dos momentos mais críticos a respeito do processo inicial de adaptação, e ainda terão muitas outras. Mais uma vez relacionando com um voo, o nosso momento está muito parecido com a parte que vem depois da decolagem: a execução do trajeto em velocidade de cruzeiro. Isto acontece normalmente quando a aeronave atinge a altitude orientada pelo comando aéreo, ganha estabilidade, os comandantes podem ligar o piloto automático e tentar relaxar um pouco. Só um pouco, pois quando estamos voando em um percurso novo, qualquer coisa pode acontecer...o clima pode ficar instável, podem acontecer turbulências, e os comandantes precisam estar treinados e devem estar atentos para executar as ações necessárias para corrigir o curso e se precisar tomar medidas de emergência.
Bom...a terceira parte, o pouso...não podemos esquecer do pouso! Todo voo deve ter um lugar seguro para terminar, mas neste momento posso apenas dizer que o nosso voo está apenas começando e somente o futuro poderá nos dizer como, quando e onde iremos realizar o nosso pouso...
Abraços!

Nenhum comentário: