quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ironman Melbourne 2013

Para iniciar esta postagem vou usar uma frase que eu não sei de onde veio (ou se é minha mesmo) mas sempre utilizo em situações críticas: "Não importa o que aconteça faça sempre o melhor com que você tem disponível." E assim foi o meu Ironman Asia-Pacifico, no dia 24 de março em Melbourne.
Vamos por partes para que vcs consigam entender o contexto.
Eu estava treinando muito bem e por volta de 2 meses antes da prova eu tive uma canelite na perna esquerda. Foi tão forte que apareceu uma ressalto enorme na minha canela e o resultado foi ficar sem correr os treinos longos e os intensos. Foi muito dolorido mas o que eu poderia fazer? Chorar, gritar, me desesperar??? Claro que não!!! Tratei da melhor forma possível e 3 semanas antes da prova consegui fazer o meu treino mais longo de corrida, 90 minutos na esteira a 9.5km/h.
Mesmo não tendo feito o treino necessário eu estava muito confiante que poderia correr aquela maratona sem problemas. O ciclismo está muito bem e a natação sólida, e por isso acreditei que iria dar tudo certo.
Antes da prova
Cheguei em Melbourne na quinta-feira, achei meu hotel (bem perto do final do prova) e fui encontrar uns amigos. No dia seguinte nadei em St Kilda, local onde foi localizada a chegada da prova. O mar estava mexido, com algum vento e a temperatura fora da água estava moderada. No mesmo dia peguei meu kit, e mandei a bike para a transição. As bikes foram para a transição de caminhão pois a natação e transições estavam localizadas há 40km do final. Logo após fomos para o Etihad Stadium para o jantar de massas, desta vez só para os atletas. E foi muito bom! Voltei para o hotel e a Niara já tinha chegado de Sydney (não veio comigo de Brisbane desta vez).
No sábado foi o dia de ir conhecer o local da natação e colocar as sacolas na transição. Passamos pelo trajeto da bike e chegamos em Frankston onde o vento estava forte e o mar muito agitado.
A prova
Acordei cedo (nada de normal nisso, né??), organizei meu material e preparei minha nutrição pré-prova. Fui para o ônibus com duas sacolas cheias com minhas caramanholas (3), nutrição pré prova (1), e o equipamento para colocar na bike. Nunca deixo nada que possa ser retirado da bike na transição. Chegando lá, chequei a bike e estava tudo okay. Coloquei todos os materiais na bike e fui encontrar a Niara que veio em outro ônibus. Estava escuro e o vento soprava forte! O mar estava muito agitado e logo anunciaram que a natação seria de uma volta. Uma volta que não seria 1.9km e sim 1.5km. Além disso atrasaram a largada em uma hora. Para minha surpresa, a organização fez uma largada para todos os 2.200 atletas, e por isso posso descrever que a natação foi simplemente um caos!!! Não conseguia ver as bóias, tinha muita gente no caminho e por causa da correnteza e do tamanho das ondulações, a natação foi muito lenta e perigosa. No final ainda saí uns 300m para a direita do final da natação!


 T1 feita muito devagar pois tinha muita gente no caminho e ainda por cima enfrentei fila para montar na bike! Inacreditável!!!
O ciclismo também foi complicado. Muita gente saindo para pedalar ao mesmo tempo causou um congestionamento enorme e foi impossível não estar em algum pelotão por alguns momentos, mesmo não querendo. O vento estava intenso contra na ida da primeira volta e ainda com um vento lateral forte que ficava difícil de controlar a bike. No retorno o vento estava a favor mas o vento lateral soprava o tempo inteiro. Em várias partes da estrada fui jogado para o acostamento por causa do vento (minha cabeça por causa do capacete aero parecia que iria ser jogada longe!!!) e ficava cada vez mais difícil ficar na posição aero. Lembrando que eu estava usando uma roda fechada atrás, o controle da bike foi ainda mais difícil!Mesmo assim o retorno foi bem rápido e por vários momentos eu estava mantendo 50km/h!
A segunda volta foi ainda pior! O vento contra indo aumentou, o vento lateral aumentou e o vento a favor na volta foi somente por uma curta parte e depois virou contra também! Os últimos 10km foram um inferno! Vento contra e lateral tão fortes que eu estava indo a 25km/h e 300W de potência! A T2 foi bem mais rápida e eu estava muito feliz em deixar a bike para trás!!!

 A corrida foi confortável por volta de 20km, e depois disso começou a ficar cada vez mais difícil manter o mesmo ritmo. Mesmo assim consegui correr sem  caminhar até o km 33/34, e a partir dos 34km alternei caminhada e corrida. Foi muio difícíl fisicamente pois os meus flexores de quadril estava muito doloridos e mentalmente eu estava bem esgotado também.

No km 40 voltei a correr e não parei até fechar a prova. Fui muito bem nos últimos kilometros passando muita gente  e para minha surpresa quando cruzei a linha de chegada recebi a minha medalha do atual campeão mundial de Ironman, Pete Jacobs. Cheguei a me assustar quando vi ele me entregando a medalha! Muito show!

Fui para a área de recuperação e eu só queria duas coisas: pizza e coca-cola!!! Peguei a minha comida, me sentei e matei o que estava me matando! Encontrei a Niara logo em seguida fora da área dos atletas e dei um abraço bem forte! Ela merece por ter me esperado por tanto tempo e por outras coisas mais!

Na segunda-feira pela manhã fui pegar a bike e dei uma trotada de leve e me senti muito bem. Aproveitamos o dia em Melbourne e na terça estavamos de volta.
Após participar do meu ironman número 9 eu posso dizer que o equilíbrio, a consistência, a individulidade e o bom senso foram predominantes para que eu pudesse me sentir bem antes desta prova, durante e principalmente após. Como eu fiz?
A minha preparação começou no dia 10/12/2012 e foi até o dia da prova no dia 24/03, a média horária no período foi de 11 horas e 40 minutos por semana, eu não fiz nenhum pedal mais longo do que 163km (média de 30km/h e foi um só), a maioria dos últimos treinos foram feitos no rolo, nadei 3x por semana e não fiz nenhum treino mais longo que 3500m, fiz muito pull-buoy e palmar, nadei uma vez por semana de roupa de borracha, meu "longão" de corrida foi de 2 horas pois tive uma canelite há 2 meses antes da prova, fiz todos os meus treinos na esteira após ter aquela lesão, quando não me senti a vontade de ir treinar eu preferi descansar, eu escutei o meu corpo, perdi alguns treinos, para a prova não aumentei a minha injestão de carboidratos na semana, não uso e não usei nenhum suplemento (a salvo uma capsula de magnésio para me ajudar a relaxar e dormir melhor todas as noites), a minha nutrição foi extramamente efetiva e simples (4 garrafas com o GENUCAN, uma antes da prova, e três na bike), não comi nada além do GENUCAN na manhã da prova, na corrida comi 5x 2ndSURGE gel, água, coca-cola e gatorade.
E a minha recuperação pós prova?
Voltei na terça para casa, na quarta eu pedalei 30min indoor (spinning bike), na quinta fui caminhando para o trabalho (4km), sexta fiz folga, no sábado fiz 100km com alguns amigos (30km/h de média), no domingo corri uma hora bem fácil com a Niara, segunda fiz folga, e esta semana treinei todos os dias pelo menos um esporte (treinos curtos e na maioria bem fáceis). Hoje é quinta-feira (4/4) e neste final de semana eu e a Ni vamos competir no campeonato estadual de sprint triatlo.
A minha mensagem final é: Todos nós somos diferentes, nem todos precisam fazer treinos épicos para fazer um ironman, muitos não precisam fazer 20km de natação, 600km de bike e 80km de corrida!!! Tente fazer o melhor possível com a quantidade necessária de treinos e nem um metro a mais ou a menos!
 Grande abraço e bons treinos!

Um comentário:

Rafael Pina disse...

Muito bom ! Isso aí, fazer o necessário, encontrar o equilíbio é o caminho.

Bela prova, parabéns.

Rafael