domingo, 4 de setembro de 2011

Boas lembranças

Esta semana eu estava pensando sobre várias coisas que aconteceram quando eu tinha meus 20 anos e lembrei de uma aventura (loucura) que eu e um grande amigo fizemos. Eu havia "sobrado" no processo seletivo e militar e mesmo assim participei de um concurso público (e passei) para me tornar soldado especializado da aeronáutica. Durante o período em que eu fiz a prova e até ser chamado foram mais ou menos 3 meses, no verão!
Eu pedalava quase todos os dias com uma mountain bike de ferro da monark e o meu amigo Denilson, que pedalava comigo, tinha uma caloi aluminum. Um dia nos decidimos ir até a praia!
Bom, foi bem assim, sem preparação ou treinos, decidimos e pronto! Meu amigo tinha um lugar para ficar na praia de Remanso (140km pela estrada velha), bem perto de Xangrilá, e poderíamos ficar lá o verão inteiro.
Nosso plano foi traçado da seguinte maneira:
-A viagem deveria ser feita à noite e durante a semana para evitar o tráfego.
-Não poderíamos ir pela BR 292 (não tenho certeza se este é o nome daquela rodovia que vai para o litoral norte do RS), pois a Polícia Rodoviária Federal poderia no parar, então o plano era ir pela estrada velha (por dentro de Gravataí, eu acho).
O "plano" foi feito e saímos exatamente a meia-noite (isso mesmo a meia-noite!), de uma quarta-feira. O meu amigo com uma garrafa de água, de bermuda de surfista, camiseta, tênis e fone de ouvidos (walkman), e eu com os mesmos "equipamentos", só que a minha bike tinha um olho de gato atrás e nos pedais, e eu estava de boné. Deu para perceber a completa falta de noção se segurança, falta da capacidade de resolver algum problema mecânico (nem kit de reparo ou câmara reserva), e muito menos alimentação!!!! Hoje pensando sobre o que fizemos, eu não consigo entender como alguém consegue ser tão sem noção para fazer um negócio daqueles! Muito bem, saímos às 12 horas em ponto e nos dirigimos até a BR 116 e depois para aquela BR que vai para Gravataí. Muitos caminhões passando, buzinando e nós procurando qual era a saída para Gravataí. Muito perigoso!!! Achamos a estrada velha e fomos parando em postos de gasolina, que estavam obviamente fechados, para pegar e descansar um pouco. Eu lembro que vimos poucas pessoas na rua, poucos carros e muitos (muitos mesmo) cachorros soltos e correndo atrás de nós! Vários ficavam escondidos e somente nos atacavam quando estávamos perto deles! Lembro que eu tive que parar pois tive cãimbra em uma subida no caminho. Fora os cachorros, cãimbra e a completa falta de iluminação em grade parte do percurso, aquela noite estava maravilhosa com temperatura amena, sem vento e uma lua que brilhava tanto que parecia um sol na noite. Quando estávamos perto de Santo Antônio da Patrulha nós queríamos comer qualquer coisa que aparecesse! Estavámos morrendo de fome!!! Vimos um senhor com uma sacola de pães e perguntamos onde era a padaria. Ele disse que estava fechada ainda mas poderíamos perguntar ao padeiro se ele poderia nos vender algo. Compramos três pães para cachorro quente (daqueles grandes) e empurramos goela abaixo com muita água!
A partir daquele ponto conseguimos avistar a estrada do mar e um nascer do sol de arrepiar. Lindo!
Continuamos a nossa viagem e logo na entrada da estrada do mar tivemos que enfrentar um vento contra muito forte. Fisicamente foi um desafio! Pedalamos por algum tempo até encontrar alguma entrada para a rodovia interpraias. Quando chegamos na interpraias conseguimos ver o mar e a nossa primeira atitude foi jogar as bikes na areia e tomar um banho de mar!!! Foi uma felicidade enorme, mesmo sabendo que faltavam alguns quilômetros para chegar. Logo depois liguei para meu pai e minha mãe para contar que eu estava bem, e foi um alívio para eles.
Mais alguns quilômetros e chegamos na casa da praia (na realidade era um sítio) e as primeiras providências foram tomadas: banho, comida e descanso. E eu não sentei no banco da bike por alguns dias...só para recuperar (doía os ossinhos)!
Muita loucura, valeu muito a pena a aventura, e com certeza nós tivemos muita sorte.
Boas lembranças.
Abraço!

2 comentários:

Pablo Bravo disse...

Ótima a aventura...bons tempos!

Abraço Pablo

simplifique disse...

q aventura !!!!
meu pai comprou um opala em 1980, meses depois fomos para sao lourenço. a estrada até lá é cheia de curvas e eu dormia na parte de tras do banco, entre o banco e o vidro traseiro.
hj, isso é totalmente impensável e pensando bem, muito perigoso, hehehehe