quarta-feira, 9 de junho de 2010

Treinos de ciclismo indoor


Estou voltando aos poucos para os meus treinos de ciclismo depois de mais ou menos 4 meses parado. Estou nadando de duas a três vezes focado na técnica e com baixa intensidade e baixo volume. Na corrida, estou seguindo as orientações do fisioterapeuta que analisou a minha corrida fazendo o tradicional caminha-corre-caminha... Os treinos de ciclismo estão sendo feitos indoor de duas a três vezes por semana e uma ou duas na rua. Neste post vou explicar como os treinos funcionam e porque escolhi treinos indoor para voltar a forma.

Inicialmente, eu gostaria de mencionar que não sou muito fã de treinos indoor, e até um ano atrás eu poderia dizer que eu era contra. Porque eu estou aceitando mais este tipo de treino?

Vou colocar o que eu acho de acordo com alguns pontos positivos e negativos de treinar indoor:

Positivos- Não tem tráfego de veículos te colocando em risco, as variáveis estão controladas (potência, velocidade, distância, temperatura), o esforço é contínuo pois se parar de pedalar a velocidade pára (na rua quando descemos lombas, às vezes, não pedalamos), dá para simular diversos tipo de terreno (subidas, descidas), dá para se estimular quando está fazendo o treino em grupo (ultimamente tenho feito os treinos sozinho por que estou treinando no horário mais barato), dá para simular diversos tipos de circuito (por exemplo: Ironman Hawaii). Tudo isto é feito com a própria bike em um computrainer, e não em um rolo normal.

Negativos-Não tem o vento na cara, não é mesma coisa do que treinar na rua pelo nível de concentração, detona o pneu traseiro, treinando na rua nos dá a sensação real do que vai ser enfrentado no dia da prova, no computrainer com a mesma distância percorrida o esforço é maior e degrada muito mais.

Para concluir, resolvi experimentar o treino indoor, e acho que é uma excelente opção durante os treinos de recuperação e muito importante pelo menos uma vez por semana. Eu tenho lido diversas revistas e consultado diversos websites, e existe um consenso entre os profissionais de que o treino indoor é muito relevante para o treinamento, tanto que diversos triatletas profissionais fazem uso deste treino regularmente.


Acho que é isso.

Grande abraço!

Nenhum comentário: