segunda-feira, 14 de junho de 2010

State of Origin - 2010


Desde que nos mudamos para a Australia decidimos que tentaríamos nos envolver com a cultura e os hábitos dos australianos, e não somente tentar viver como vivíamos em Porto Alegre. Esta idéia foi se confirmando a medida que o tempo foi passando, e percebemos por parte dos australianos, que apesar de não se importarem muito, as pessoas que tentam viver exatamente como viviam nos países de origem, não são muito bem vistas. Cito como exemplo a maioria dos chineses que tem a disposição a comida deles, andam sempre em grandes grupos e pior, não tentam falar em inglês quando tem oportunidade.
Escrevi tudo isto porque desde que chegamos por aqui estamos nos esforçando para entender como eles jogam os esportes mais populares como cricket (no início achava muito chato e incompreensível!), rugby, netball, AFL. Agora até consigo explicar para os outros e entender as táticas nos jogos. Assim como eu, porto-alegrense e gaúcho, os queenslanders, ou melhor, os nascidos no estado de Queensland, também são "bairristas", e este comportamento se reflete de maneira mais aguda durante um torneio de melhor de três jogos de rugby league (NRL). Esta série de três jogos chama-se "State of Origin", e acontece há muitos anos por aqui. A disputa é entre os dois estados: Queensland e New South Wales e acontece anualmente. O nome da disputa está relacionado ao lugar onde os jogadores selecionados para os jogos, iniciaram a carreira profissional no rugby. Isto é, mesmo que um jogador esteja jogando atualmente em um clube profissional de New South Wales ou Victoria, mas iniciou como profissional em Queensland, se ele for selecionado para jogar será da seleção de Queensland.
Cada estado tem a sua cor tradicional, sendo "maroon" (tipo cor de vinho tinto) para Queensland e "blue" (azul) para New South Wales.
Quando chegamos em Brisbane há um ano, logo aconteceram os jogos e ficamos muito interessados em acompanhar. Assistimos dois jogos na tv, e pensamos em ir ao estádio, mas como estávamos nos adaptando e o dinheiro estava curto(os ingressos mais baratos já estavam todos vendidos...), não fomos. Contudo, nos comprometemos que no próximo ano (este ano), iríamos, e vamos. Compramos os ingressos a três semanas e amanhã às 20h estaremos no Suncorp Stadium, o mesmo estádio dos times da cidades e do estado: Broncos (Rugby League), Reds (Rugby Union) e Roar (Soccer).
Amanhã, finalmente iremos ao estádio para assistir à uma partida de rugby, e melhor uma partida considerada épica pois os "maroons" venceram a série nos últimos quatro anos e venceram a primeira partida disputada em New South Wales. A rivalidade é como se fosse um Gre-Nal, mas infelizmente, desta vez, eu não estarei no lado azul...
Depois eu escrevo mais sobre a experiência de ir assistir um jogo de rugby aqui Brisbane.

Abraço!

Nenhum comentário: