quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como são os meus treinos

Neste tempo em que estamos vivendo aqui na Austrália eu tenho bastante tempo para me informar a respeito de treinamento no triatlo entre outras coisas relevantes e um pouco de cultura inútil. Eu tenho lido muitos especialistas falando a respeito do treinamento de triatlo para longa distância e posso dizer que existe um consenso onde a qualidade deve ser priorizada e o volume reduzido. É importante frisar que a diminuição do volume ou antes de ingressar em um treinamento baseado no minimalismo, muitos fatores devem ser observados cuidadosamente. O perfil do atleta é um dos fatores que deve ser analisado para que a prescrição seja adequada considerando a experiência e os objetivos do mesmo.
Quando se trata de um atleta com um pouco mais de experiência treinando para uma prova de ironman, eu não consigo entender como algum técnico ainda prescreve um treino de 180km, pois se a base já está construída e não é a primeira experiência do atleta nesta distância, porque submete-lo à todo este estresse??? Bom, esta é a minha opinião, cada um faz o que quer e o que acha que é adequado, contudo, eu ainda acho que vale a seguinte reflexão: Se eu fizer (atleta) ou prescrever (técnico) menos volume qual será o resultado final? Será que se meu atleta fizer menos volume e com mais qualidade (mais específico) ele/ela vai se sentir menos estresse mental e fazer uma prova melhor? Todos somos diferentes e precisamos de treinos diferentes, e com isso, alguns sim, precisarão de 180km na bike e outros não. O mesmo acontece com a intensidade nos longos.
Porque muita (mas muita) gente faz os treinos de fundo no ritmo de prova?? Será que eles/elas sabem para que serve o treino longo? Será que o técnico sabe porque está prescrevendo o treino longo? Mais uma vez, todos são diferentes, mas treino aeróbio, continua sendo treino aeróbio.
Depois de ler tantos blogs, sites e revistas resolvi dividir uma semana dos meus treinos com vocês. Não costumo fazer isso, pois acredito que o treino deve ser estritamente específico e com certeza não serve de modelo para ninguém. Como eu recebo meus treinos da minha técnica Rebekah Keat pelo Team TBB, eu vou descrever os treinos de uma forma bem superficial para evitar problemas.
A semana que eu descreverei é esta em que estamos (14/11 a 20/11), e a prova alvo será em duas semanas, o Ironman WA.

Segunda-feira:
-Natação: 3,000m, com série uma série de 100m no ritmo de prova.
-Corrida: 46min, regenerativo com 20min de fartlek no meio.
Terça-feira:
-Ciclismo: 1 hora, regenerativo com 20min de fartlek no meio.
Quarta-feira:
-Transição: ciclismo 1hora e 30min, com 30min em ritmo mais forte que na prova no meio e corrida 30min com alguns tiros anaeróbios.
-Natação: 2,800, regenerativo com uma série leve de 400m.
Quinta-feira:
-Ciclismo: 1 hora e 15min, com série curta de força.
Sexta-feira:
-Corrida: 1 hora e 45min, longo com os últimos 20min no ritmo de prova.
-Ciclismo: 1 hora regenerativo (fácil).
Sábado:
-Ciclismo: 2 horas e 30min, com alguns tiros de 5min acima do ritmo de prova.
-Natação: 2,000, regenerativo com alguns tiros curtos de perna.
Domingo:
-DESCANSO!!!!!!

Em breve mando mais notícias sobre parte final de preparação para o Ironman WA.

Abraço!!!


Nenhum comentário: